Especialistas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participam na cidade de Vargem Alta/ES, até esta sexta-feira (6), da Oficina de Elaboração de Indicadores e Metas do Plano de Ação Nacional para Conservação das Aves da Mata Atlântica ameaçadas de extinção (PAN Aves da Mata Atlântica).
A reunião, que ocorre na Reserva Águia Branca, visa elaborar os indicadores e metas dos quatro objetivos do plano, que tem 49 ações e medidas para manutenção e recuperação das populações destas espécies, a Bahia possui 25 espécies contempladas no plano.
A oficina é a oportunidade de elaborar indicadores que possam ajudar o Grupo de Assessoramento Técnico – GAT a medir o alcance das metas dos objetivos específicos nos próximos três anos. Este também é um momento para fortalecer a rede de integração, potencializando a conservação nas áreas estratégicas onde as espécies ocorrem e incluir as mais diversas instituições nesse esforço de conservação.
“Dessa vez, por uma feliz coincidência, a oficina está acontecendo na semana em que comemoramos o Dia das Aves, 5 de outubro. Fomos brindados com a Portaria Nº 3.369 (04/10/23) que aprova o 2º Ciclo do PAN Aves da Mata Atlântica, além de uma belíssima apresentação das crianças da rede municipal que cantou a biodiversidade das aves e a importância do PAN”, destaca a bióloga da Coordenação de Gestão de Fauna do Inema, Sara Alves.
Fonte / Foto: Ascom/Inema