O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizou, nos dias 03 e 04/07, nos municípios de Itaberaba e Ruy Barbosa, a segunda etapa do Programa de Educação Ambiental para Conservação da Fauna Silvestre na Unidade de Conservação Arie Serra do Orobó. A atividade teve como objetivo consolidar parcerias entre instituições públicas e sociedade civil, atuantes na região, para a formação de educadores ambientais e a realização de oficinas que terão como temáticas a conservação e a redução dos impactos sobre a fauna.
Segundo a gestora da Arie Serra do Orobó, Eva Rios, as ações educacionais são necessárias tendo em vista que ainda existem, na região, as práticas da caça e aprisionamento ilegal de aves silvestres em gaiolas. “Esse é mais um Programa que reforça a atuação do Inema na gestão da Unidade, com foco na educação ambiental como uma medida de redução às ameaças que a fauna vem sofrendo, a exemplo do tráfico de animais silvestres”, ressaltou.
Durante o encontro, a bióloga da Coordenação de Gestão da Fauna do Inema, Rosane Barreto, apresentou as diretrizes e metas do Programa. “Este foi um momento para fortalecer parcerias entre o órgão ambiental do estado e as duas prefeituras assim como convidar as comunidades locais, associações e sindicatos rurais, Polícia Rodoviária Federal e o Corpo de Bombeiros para participar das oficinas”.
“Também foi explanado sobre as metodologias que serão utilizadas nas oficinas e nas formações de educadores ambientais. Estes terão como meta a inclusão da temática da conservação da fauna silvestre no currículo escolar. Após esta etapa, será realizada a Campanha de Entrega Voluntária de Animais Silvestres nos municípios”, destacou a bióloga.
O Secretário de Meio Ambiente de Itaberaba, Jakson Gomes, destacou: “o Programa dará subsídios para a continuidade das ações de proteção à fauna pela gestão municipal”. Já o secretário de Meio Ambiente de Ruy Barbosa, Artur Francelino, pontuou: “um conjunto de ações importantes para a redução dos impactos que a fauna vem sofrendo”.
Santuário ecológico, de belas paisagens, riquezas naturais e culturais, a Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) Serra do Orobó possui uma área total de 7.397 hectares, garantindo a preservação de três grandes biomas: Mata Atlântica, Caatinga e o Cerrado. Uma diversidade biológica de características específicas, abrigando remanescentes de floresta estacional e inúmeras nascentes e riachos.
Fonte / Foto: Ascom/Inema