Em comemoração ao Dia Internacional do Salva-Vidas e aos 43 anos da Coordenação de Salvamento Marítimo (Salvamar), a Prefeitura de Salvador promove a Travessia Internacional dos Salva-Vidas, no próximo dia 28. O evento, que reúne profissionais da Salvamar e nadadores amadores, está com inscrições abertas até esta quarta-feira (25).
Os interessados devem preencher o formulário disponível no link https://forms.gle/fQvch7jLztdFNVRq9 e se comprometer com a doação de 1kg de alimento não perecível, que será entregue no dia e local do evento, durante marcação dos atletas. A atividade aquática tem início às 7h, na Rua K, em Itapuã, como ponto de largada, e se estenderá até a Praia de Jaguaribe, completando 4 km de prova.
Salva-vidas há 25 anos, o chefe do setor de Prevenção e Treinamento da Salvamar, Jou Alexandre Oliveira, afirma que a travessia é o ponto alto da Semana do Salva-Vidas, iniciada no último dia 16. “É uma forma de celebrar e fortalecer o sentimento de pertencimento entre os servidores da Salvamar junto à população. Pensamos em um formato que homenageie os guerreiros e ajude na educação das nossas crianças. Será uma festa linda!”, afirma.
A premiação contemplará os destaques em quatro categorias: Geral masculino, Geral feminino, Salva-vidas masculino e Salva-vidas feminino. Além disso, medalhas de participação serão entregues aos inscritos. A coordenação alerta que não haverá marcação para nadadores não inscritos via formulário.
Prevenção – Além da travessia, a programação inclui a 5° edição da Primavera de Prevenção ao Afogamento e o Sobrasa Kids, eventos em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) e Projeto Social Salva Itapuã. Após a prova aquática, serão oferecidas atividades envolvendo filhos e netos de salva-vidas, antigos salva-vidas e crianças da comunidade.
Palestras, corridas, simulações de salvamento, cabo de guerra e ações recreativas recheadas de troféus e medalhas integram a programação lúdica e educativa voltada para crianças com idades entre 9 e 14 anos. Durante a recreação, as crianças e adolescentes também receberão ensinamentos sobre Suporte Básico de Vida (SBV) no afogamento. “O objetivo é ensinar as crianças a se comportarem de forma segura e a reconhecerem os riscos que cercam o ambiente aquático”, pontua o coordenador do Projeto Social Salva Itapuã, Ariobaldo Arandiba dos Santos.
Monitoramento da orla – Em atuação em Salvador desde 1981, a Salvamar, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), desempenha importante trabalho no monitoramento das praias e na proteção da vida de banhistas, em grande parte do litoral soteropolitano. O trabalho se estende pela orla marítima da capital, do trecho que vai da praia de Jardim de Alah até a praia de Ipitanga, além das ilhas pertencentes ao município. A instituição conta com um efetivo total de 256 agentes, que atuam nos 51 postos espalhados no trecho entre o Jardim de Alah e Ipitanga, além das ilhas de Maré e dos Frades (Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe).
Fonte / Foto: Secom PMS