CulturaSalvadorTeatro

Inspirado nas encantarias dos rios da Amazônia, espetáculo ‘Na Beira’ chega à Salvador

As belezas e os encantos dos rios amazônicos são as fontes de inspiração do ‘Na Beira’, espetáculo da Companhia Moderno de Dança que chega à Salvador para apresentações nos dias 23 e 24 de maio, às 19h, no Teatro Gregório de Mattos. O espetáculo faz uma conexão entre a Encantaria-corpo, unindo a prática artística da dança imanente da artista-pesquisadora Ana Flávia Mendes à noção de encantarias dos rios – espaço místico, poético, onde habitam os seres encantados – do poeta João de Jesus Paes Loureiro. Os ingressos estão disponíveis no Sympla.

Criado em Belém, em 2019, o espetáculo é fruto da pesquisa acadêmica de doutorado em artes realizada pela diretora artística e bailarina, Luiza Monteiro, junto ao Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará, com doutorado sanduíche na Université Du Québec à Montréal (UQAM), no Canadá. “Os intérpretes-criadores apresentam em cena as encantarias e encantados desvelados nos mergulhos particulares e coletivos resultantes de experiências de imersões propostas e experimentadas por cada um, cada uma”, explica Luiza.

Depois da estreia em Belém, Salvador abre a temporada de ‘Na Beira’ que contempla as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Além da capital baiana, as apresentações da companhia acontecem no Rio Branco e em Cuiabá. “Um dos nossos objetivos é descentralizar, sair da região sudeste, sobretudo do eixo Rio-São Paulo, para incentivar a circulação artística nas demais regiões”, completa Luiza.

A capital baiana, inclusive, não foi escolhida de forma aleatória para abrir a temporada do espetáculo. A artista visual e produtora Danielle Cascaes revelou que a cultura expressiva da capital dos baianos fez com que o local estivesse na lista das apresentações. “A gente escolheu Salvador porque é um lugar onde a cultura é pulsante, mais do que em muitas outras. Queremos entender como esse movimento de encantarias vai chegar em pessoas que estão mais perto do mar do que do rio. São águas diferentes, cidades diferentes. Estamos muito empolgados para conhecer esse público”, declarou.

‘Na Beira’ integra o Circuito Na Beira: poética, formação e intercâmbio, contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023, com financiamento da Funarte e do Governo Federal, através do Ministério da Cultura.
Oficina
Além de prestigiar a apresentação, o público poderá ter um momento mais profundo com universo das encantarias por meio da ‘Oficina Encantaria-corpo’, que faz um convite ao mergulho em experiências do movimento e do corpo, a partir de alguns indutores imersivos utilizados para a criação do espetáculo ‘Na Beira’. A atividade acontecerá no dia 24 de maio, das 9h às 12h, na Escola de Dança da UFBA, em Salvador. Os ingressos, que são gratuitos, estão disponíveis no Sympla e não há nenhum pré-requisito para participar. As vagas são limitadas e abertas a todas as pessoas.

Esta atividade também integra o Circuito Na Beira: poética, formação e intercâmbio, contemplado pela Bolsa Funarte de Dança Klauss Vianna 2023.

Serviços do Espetáculo:
O que: Espetáculo ‘Na Beira’
Quando: 23 e 24 de maio – às 19h
Onde: Teatro Gregório de Mattos, em Salvador
Quanto: Gratuito


Serviços da Oficina:
O que: Oficina Encantaria-corpo
Quando: 24 de maio – Das 9h às 12h
Onde: Escola de Dança da UFBA, na Avenida Milton Santos, em Salvador.
Quanto: Gratuito

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgalção

Related posts

No mês de junho, Salvador terá Festival de Churrasco com vista para a Baía de Todos-os-Santos

Fulvio Bahia

Plano Inclinado Gonçalves passa a ter tarifa gratuita

Fulvio Bahia

Cine Debate da Defensoria exibe filme “Pureza” em edição especial do Julho das Pretas

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais