Após dez dias em Portugal, alunos da rede municipal de Salvador e Mata de São João criaram projeto coletivo com impacto social para a comunidade
Tornar fatos da real História do Brasil interessantes e acessíveis, na palma da mão, e trazer temáticas sobre ancestralidade, representatividade e antirracismo. É com esse objetivo que 25 estudantes das redes municipais de ensino de Salvador e Mata de São João lançaram esta semana o aplicativo web “A História de uma Outra Narrativa”, trabalho inspirado pela vivência desse grupo em um intercâmbio de dez dias em Portugal, em novembro, proporcionada pelo projeto de arte-educação “Era Uma Vez… Brasil.
Realizado desde março de 2024 na rede municipal de Salvador e Mata de São João, o projeto desenvolveu quatro etapas nas escolas, acompanhando todo o ano letivo, e propondo nesse período atividades que convidaram professores e estudantes a revisitar a História do Brasil a partir de outro olhar, saindo da visão eurocentrada dos livros didáticos tradicionais, e elevando a sua percepção a uma ótica que dá vez e voz aos povos originários, negros e quilombolas. Na quarta e última fase do projeto, chamada “Comunidade”, os participantes aplicam o conhecimento adquirido na experiência para criar projetos que tragam soluções e impacto social para suas cidades.
APLICATIVO INTERATIVO
Motivamos pela viagem recente e por oficinas criativas ministradas pelo educador Abiola Akande Yayi, os alunos e professores recém-chegados de Portugal foram convidados a pensar criticamente sobre tudo que vivenciaram nos últimos meses. Juntos, eles planejaram, idealizaram e produziram o app web interativo gratuito “A História de uma Outra Narrativa”, lançado esta semana e já disponível on-line.
Na criação do aplicativo, os jovens aplicaram os conhecimentos e impressões adquiridos no processo no projeto e durante a viagem, trazendo informações, atividades e jogos em formato quiz que suscitam reflexões críticas sobre temáticas que permeiam toda a experiência do projeto, como pertencimento, identidade histórica, antirracismo, afrocentricidade e ancestralidade. O objetivo é que, de forma lúdica, as temáticas possam ser assimiladas não só por adolescentes, como eles, como também por pessoas de todas as idades.
“A sensibilização para chegarmos nesse resultado começou antes mesmo da viagem, quando pedi a eles que ficassem atentos, especialmente, a essa troca cultural, às semelhanças e diferenças culturais e sociais que iriam entrar entre os dois países a partir da viagem. As discussões geradas a partir desse intercâmbio cultural geraram o desejo nos jovens de trazerem narrativas para alertar sobre a possibilidade de outras realidades”, destaca o educador Abiola Akande Yayi, responsável por orientar os encontros que geraram ao app.
AGENTES TRANSFORMADORES
A etapa Comunidade é como um legado importante deixado pelo “Era Uma Vez… Brasil” às cidades que o receberam. A atividade traz um diálogo direto com a comunidade de cada estudante, compartilhando e multiplicando assim os conhecimentos e a experiência adquiridos durante o projeto. Estudantes e professores serão estimulados a refletirem sobre tudo que vivenciaram nas três etapas anteriores do projeto, incluindo o intercâmbio. A atividade teve início ainda antes do intercâmbio, em novembro, para um melhor aproveitamento dos alunos de toda a proposta.
“Chegamos ao final da 8ª edição do projeto, e apesar desse tempo todo realizando, é sempre surpreendente ver as transformações que o Era Uma Vez imprime na vida de cada um desses jovens, o tanto que eles são impactados por essa experiência. E isso se reflete muito nessa quarta e última etapa, em que percebemos a vontade de cada um deles de fazer algo para deixar o mundo à sua volta um pouco melhor. Perceber todas essas falas, potentes e indignadas – valorizando o seu país, o seu povo, a diversidade étnica e cultural – e saber que eles irão propagar essa visão crítica para a sua família, sua escola, comunidade, seu bairro, é a grande mensagem que o projeto deixa legado”, resume Marici Vila, diretora executiva da Origem Produções, realizadora do projeto.
HISTÓRIA PARA ALÉM DOS LIVROS
O “Era Uma Vez… Brasil” é um programa de atividades educativas, artísticas e culturais , que exalta a diversidade, pluralidade e ancestralidade da formação identitária histórica e cultural do Brasil, valorizando a perspectiva dos povos indígenas e africanos. Durante as suas quatro etapas, alunos e professores passam por vivências e atividades que destacam esses conceitos, visitando aldeias indígenas, comunidades quilombolas.
Em 2024, 8ª edição consecutiva do projeto, foram mais de 4,8 mil estudantes inscritos em todo o país, com realização simultânea em 12 cidades de três estados brasileiros: em São Paulo, nas cidade de Lençóis Paulista, Macatuba, Ribeirão Preto, Serrana, Quatá, João Ramalho e Rancharia; em Pernambuco, no Recife e em Belo Jardim; e na Bahia, em Salvador, Mata de São João e Jacobina. Em toda a Bahia, foram 1.341 alunos inscritos, com mobilização de 88 professores de História de 73 escolas das cidades de Salvador, Mata de São João e Jacobina.
O “Era Uma Vez… Brasil” em Mata de São João conta com o patrocínio do Hiperideal e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. Em Salvador, o projeto conta com o patrocínio do Grupo Rodonaves e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
Veja o APP: https://eraumavez.bubbleapps.io/version-test
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Moisés Reis