BrasilCulturaDançaDiversidadeDiversidade de GêneroInclusão SocialMúsicaPovos NegrosSalvador

Instituto A Mulherada inscreve para oficinas gratuitas de Música e Dança Afro-brasileira

Jovens, mulheres e pessoas LGBTQIAP terão oportunidade de participar de oficinas de Música e Dança Afro-brasileira por meio do projeto “Cultura Entrelaçada”, do Instituto A Mulherada. Os começam em abril e seguirão até o final do ano, são gratuitos e o de Dança já conta com inscrições abertas, via formulário online. Haverá emissão de certificados às participantes.

O projeto cria um espaço de aprendizado, expressão artística e fortalecimento, promovendo uma conexão profunda com as tradições culturais afrodescendentes. Com foco no empoderamento feminino, as aulas são voltadas para jovens, mulheres negras e pessoas LGBTQIAP+ interessadas em explorar a percussão e a dança afro que já acontecem na sede do Instituto A Mulherada, no Centro Histórico de Salvador.

Ministradas por instrutoras experientes em música e dança, elas irão abranger uma variedade de ritmos, como samba-reggae, ijexá, maracatu, coco, dentre outros, além de apresentar coreografias que honram a rica cultura afro-brasileira. O programa consistirá em duas turmas, cada uma composta por 40 beneficiárias, totalizando 80 participantes que farão 10 aulas cada.

As aulas de Música, que já começaram, acontecem aos sábados, das 14h às 16h no Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB), no Carmo, e as de Dança às sextas, no mesmo horário, no Espaço Boca de Brasa (Ladeira da Barroquinha). Interessadas nas de Música podem se inscrever em breve para nova turma que começa em agosto.

Mulheres cis, lésbicas, bissexuais, travestis, transsexuais e transgêneros, oriundos da comunidade do Centro Histórico e áreas adjacentes, bem como das periferias de Salvador são incentivadas a participar. “Além de atividades fundamentais, o projeto Cultura Entrelaçada Preta tem como objetivo primordial divulgar e enaltecer a riqueza e diversidade da cultura negra, tecida por uma intrincada tapeçaria de influências, tradições, valores e narrativas. Essa missão será promovida através de oficinas, palestras, exposições e performances culturais”, diz Paula Érica, presidente do Instituto.

Além de suas atividades formativas e reflexivas, o projeto oferece as suas participantes a chance de se apresentar em eventos ao longo do ano em Salvador, e durante o carnaval, no Bloco Afro A Mulherada.

Este projeto foi fomentado pelo Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas 2023 e tem apoio da Fundação Gregório de Mattos e Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB).

SERVIÇO
O que: aulas de Música e Dança Afrobrasileira
Quando: de abril a dezembro/2024
Quanto: Gratuito
Onde: Centro de Referência em Desenvolvimento e Humanidade (CRDH – UNEB) e Espaço Boca de Brasa (Ladeira da Barroquinha).
Inscrição: (Curso de Dança) – https://forms.gle/jT4WhM35wTLu9J2k7

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Cristian Carvalho

Related posts

Após ação do PSOL, MPF e MPT fazem Ifood assinar acordo milionário para promover direitos aos entregadores

Fulvio Bahia

Vira-lata caramelo pode se tornar patrimônio imaterial do Brasil

Fulvio Bahia

Apenas uma em quatro pessoas com deficiência conclui o ensino básico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais