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Instituto CCR premia educadores baianos no Programa Caminhos para a Cidadania

Iniciativa é realizada na área de atuação da CCR Metrô Bahia e consagra o estado baiano como tricampeão e recompensa escolas com o valor de R$30 mil em benfeitorias

O Instituto CCR premiou as ideias educacionais mais inovadoras em todo o Brasil. E pela terceira vez consecutiva, a Bahia se destaca como o estado vencedor do Prêmio Caminhos para a Cidadania, com três projetos vencedores, cada um deles levando 30 mil reais em benfeitorias para suas escolas. 

Os projetos premiados na área de atuação da CCR Metrô Bahia foram: “Entre cantos e batuques – a música no processo de letramento”, dos autores Esdras Oliveira da Silva e Elton Carlos do Nascimento, da Escola Municipal Maurício José Barbosa, em Salvador; “Projeto-Intervenção: Empoderamento Negro e Cultura de Paz”, de Ilzete Santos da Boa Morte e Lis Pimentel Almeida, da Escola Municipal Catarina de Sena, em Lauro de Freitas (BA) e Trilhas de aromas, cores e sabores: do quintal lá de casa ao desenvolvimento sustentável, das educadoras Silvana Lopes de Santana e Itamar Barros Ferreira, da Escola Municipal Tenente Gustavo dos Santos, também na região metropolitana de Salvador.

Na área de atuação da CCR Metrô Bahia, de 2022 a 2024, a Bahia apresentou um crescimento significativo em projetos premiados, respectivamente, 1 em 2022, 2 em 2023 e 3 em 2024, transformando a realidade da educação local. “A notícia de que nosso projeto foi selecionado entre tantos outros nos trouxe grande alegria e, para mim, que sou marinheiro de primeira viagem em projetos dessa importância, também causou surpresa e ansiedade. Diante do enorme desafio que é promover educação no setor público, este trabalho nos oferece a oportunidade de ir além da burocracia e de implementar ações em uma escala muito maior”, disse, entusiasmado, o professor Esdras Oliveira. 

Em junho deste ano, ao completar 10 anos da implantação e operação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas, a concessionária reafirma seu papel social na educação. “Assim como o metrô conecta diferentes regiões da cidade, proporcionando acesso rápido e eficiente aos clientes, a educação atua como um meio de transformação social que liga os indivíduos às possibilidades de crescimento pessoal e profissional. Ao adquirir conhecimento, os alunos conseguem ultrapassar barreiras socioeconômicas e melhorar a realidade de vida”, avalia o Diretor da Unidade de Negócio, Júlio Freitas.

O prêmio reconhece as inovações no trabalho dos educadores das redes públicas municipais de ensino, com o objetivo de ensinar técnicas que promovam os hábitos de leitura desde a infância, fortalecendo a cidadania e a participação social de alunos e professores. “A premiação de 30 mil reais em benfeitorias impulsionará nossa escola, melhorando a infraestrutura e motivando os professores a desenvolverem novos projetos. A música, tema central do projeto Entre Cantos e Batuques – A Música no processo de Letramento, tem o poder de fortalecer as relações interpessoais dos alunos, promovendo um ambiente mais harmonioso e colaborativo. A iniciativa do Grupo CCR é fundamental para valorizar a educação e incentivar a inovação pedagógica”, comemora a vice-diretora da Escola Municipal Maurício José Barbosa, Patrícia Conceição Silva. 

Os recursos educativos são baseados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, todos acessíveis através do site do programa (www.caminhosparaacidadania.com.br), onde os professores também podem acessar materiais educativos diversos, como jogos, vídeos, cursos, orientações educativas em geral.

Prêmio Caminhos para a Cidadania

As inscrições do Prêmio do Caminhos para a Cidadania encerraram no dia 10 de julho (apenas professores participantes do programa realizaram a inscrição). Os candidatos enviaram uma sugestão de projeto/ideia que gostariam de implementar em sua unidade escolar. Após a análise de cada projeto apresentado, 10 escolas foram premiadas com o valor de R$30 mil em benfeitorias.

Cenário da leitura no Brasil

De acordo com a pesquisa Retratos de Leitura no Brasil, desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, Itaú Cultural e IBOPE Inteligência, com dados de 2019, o país tem uma média anual de 4,96 livros lidos por habitante. Desses, apenas 2,43 são lidos do começo ao fim. Em comparação aos países com os maiores índices de leitura – Finlândia (14 livros), Canadá (14 livros) e Coreia do Sul (10 livros) – o levantamento evidencia uma problemática sobre os hábitos dos brasileiros e o quanto a falta de interpretação de texto pode afetar diversos âmbitos sociais, interferindo no avanço das áreas culturais, econômicas e educacionais.

Neste contexto, o Instituto CCR fortalece a comunidade escolar ao oferecer ferramentas para que os educadores fomentem a compreensão crítica de seus alunos em todos os campos do conhecimento.

Serviço:

Programa Caminhos para a Cidadania
O quê: curso online e atividades educacionais gratuitas para os educadores.
Público-alvo: professores atuantes em qualquer região do Brasil.
Site: www.caminhosparaacidadania.com.br.

Fonte: Darana RP
Foto: Instituto CCR

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