ArteCulturaLiteraturaSalvador

Instituto Cervantes abre Clube de Leitura 2025 com homenagem a Mario Vargas Llosa 

Com inscrições gratuitas, encontro será nesta terça (20), às 20h, com mediação do professor Dany Velásquez

Nesta terça-feira, dia 20 de maio, às 20h, a Biblioteca José García Nieto do Instituto Cervantes, na Ladeira da Barra, abrirá oficialmente a programação do Clube de Leitura 2025 com uma sessão especial em homenagem ao escritor peruano e Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, falecido recentemente em abril deste ano. A abertura será conduzida pelo professor Dany Velásquez, do Instituto de Letras da UFBA, que guiará um debate literário a partir do conto “Los cachorros”, uma das obras mais emblemáticas de Vargas Llosa. A participação é gratuita, e os interessados devem se inscrever previamente pelo e-mail censalb@cervantes.es.

O Clube de Leitura 2025 é um projeto mensal do Instituto Cervantes que promove encontros voltados à literatura em língua espanhola, com mediação de professores especialistas. O evento é aberto tanto a estudantes de espanhol quanto ao público geral apaixonado por literatura. Neste ano, o clube presta tributo não apenas a Vargas Llosa, um dos grandes nomes do boom latino-americano, como a escritores espanhois que teriam completado 100 anos em 2025, a exemplo de Carmen Martín Gaite, Ana María Matute, Ángel González e Ignacio Aldecoa.

“Começar o Clube de Leitura com uma homenagem a Mario Vargas Llosa é celebrar a obra de um dos autores mais importantes da literatura contemporânea e uma grande oportunidade de se aprofundar nos estudos sobre seu legado”, afirma a diretora do Instituto Cervantes Salvador, Rosa Sánchez-Cascado.

Um tributo a um gigante da literatura

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa, nascido em 1936 em Arequipa, no Peru, e falecido em Lima, em abril de 2025, foi uma das figuras mais influentes da literatura hispano-americana. Autor de clássicos como La ciudad y los perros, A Casa Verde e Conversación en la catedral, Vargas Llosa dominava múltiplos gêneros — do romance político ao humor sofisticado. Em 2010, recebeu o Prêmio Nobel de Literatura, reconhecido por sua “cartografia das estruturas de poder” e por retratar com intensidade a resistência e as derrotas do indivíduo diante da opressão. Ao longo da vida, também foi jornalista, ensaísta e político, tendo vivido por muitos anos na Europa e adquirido cidadania espanhola.

Sobre Dany Velásquez Romero

Dany Velásquez Romero, que vai mediar o encontro sobre Mario Vargas Llosa, possui graduação em Estudos Literários pela Universidad Nacional de Colombia (2006); Mestrado e Doutorado em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia -UFBA- (2010 – 2015) e Pós-doutorado em Filosofia da Libertação na Universidade Autônoma do México – UNAM (2020) . Em 2014 foi contemplado com uma bolsa da CAPEX para estudar na École des Hautes Études em Sciences Sociales – EHESS, de Paris. Em 2020 realizou estudos de Pós-doutorado na UNAM do México, na área de Filosofia da Libertação, sob a orientação dos pensadores Enrique Dussel e Juan José Bautista Segales. Atualmente é Professor Associado no Departamento de Letras Românicas da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola e Literaturas Latino-americanas e sua relação com a Filosofia da Libertação e os processos sociais de América Latina. Também é coordenador do Coletivo de Integração Latino-americana: Pachamãe.

SERVIÇO:

Clube de Leitura 2025 

Onde: Instituto Cervantes Salvador

Inscrições gratuitas pelo e-mail

Programação completa – Clube de Leitura 2025:

20/05, às 20h – Mario Vargas Llosa (Peru) – “Los cachorros” com o professor Dany Velásquez

17/06, às 20h – Carmen Martín Gaite (Espanha) com a professora Esther Blanco

08/07, às 20h – Atahualpa Yupanqui (Argentina) – Una voz indígena com o professor Juan Ignacio Azpeitia

19/08, às 20h – Ana María Matute (Espanha) com o professor Chema Rodríguez

23/09, às 20h – Ángel González (Espanha) com o professor Blas González

21/10, às 20h – Margarita García Robayo (Colômbia) com a professora Diana Rueda

18/11, às 20h – Ignacio Aldecoa (Espanha) com a professora Esther Blanco

Sobre o Instituto Cervantes

O Instituto Cervantes é uma instituição criada pelo Governo da Espanha em 1991 para promover, ensinar espanhol e divulgar a cultura da Espanha e dos países hispanofalantes ao redor do mundo. Está presente nos cinco continentes com cerca de 90 centros, e a sede localizada em Salvador forma parte desta importante aposta da instituição para o ensino do espanhol no Brasil, país que atualmente possui o maior número de centros da rede.

Fonte: Darana RP
Foto: Divulgação

Related posts

Codecon realiza Operação 15 Minutos para coibir práticas abusivas em bancos na capital baiana

Fulvio Bahia

A Investigação da Paternidade dos Filhos no Carnaval

Fulvio Bahia

Carnaval no caminho da Fé: Comunidade Católica Shalom realizará retiro de carnaval na Av. Dendezeiros

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais