Ação SocialMulherSaúde

Instituto Sabin oferece exames de mamografia gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social

Em parceria com a Ação Forte, a iniciativa integra a campanha Outubro Rosa e beneficia 50 pessoas de Salvador e Santo Antônio de Jesus

Neste mês de outubro, o Instituto Sabin oferece exames de mamografia gratuitos para mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pela Associação Educativa e Cultural Arte Ger’Ação, que atua em Salvador, e pelo Grêmio Educacional Social e Cultural Águias de Santo Antônio de Jesus (Gesca), na cidade de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano. A ação contempla, ao todo, 50 mulheres, sendo que algumas delas nunca realizaram uma mamografia, que é um exame de imagem que ajuda a prevenir o câncer de mama e outras doenças. A iniciativa visa promover os cuidados com a saúde delas.

“Para nós, do Gesca, a importância de participar dessa ação é de grande valia, pois estaremos, por meio do Instituto Sabin, beneficiando 30 mulheres, que, por dificuldades financeiras ou até mesmo pela extensa demanda do SUS, não conseguem realizar o exame de mamografia”, afirma Faine Queiroz, assistente social da entidade.

Silvia Bezerra Pereira, assistente social e coordenadora de projeto da Arte Ger’Ação, destaca também a importância da iniciativa: “As mulheres atendidas pela associação não têm plano de saúde e nem sempre conseguem fazer o exame nos mutirões públicos realizadas neste mês. Por isso, essa é uma boa oportunidade para dar acesso a serviço essencial de saúde e autocuidado”.

O Instituto Sabin também promove uma ação voltada à saúde das mulheres em Barreiras, no oeste da Bahia, com a doação de exames de sangue para 20 pessoas atendidas pela Casa da Mulher Barreirense. Por meio dessa parceria, elas podem fazer, gratuitamente, análise de hemograma, glicose, creatinina, colesterol total e frações, TSH (que avalia o hormônio estimulante da tireoide) e da saúde do fígado, como TGO, TGP e GGT. As mulheres beneficiadas tanto com exames de sangue quanto com mamografias serão atendidas em uma consulta de retorno por meio da Rita Saúde – plataforma integradora de serviços de saúde do Grupo Sabin – para análise dos resultados.

Ações pelo país

Além da Bahia, o Instituto Sabin promove ações dentro do Outubro Rosa – que é a campanha voltada para alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama – em outros 11 estados, alcançando mais de 5.000 mulheres e 500 voluntários com a oferta de 640 exames laboratoriais e 498 exames de imagem, incluindo mamografias e ultrassonografias, nas cidades onde o Sabin Diagnóstico e Saúde possui unidades de exames de imagem.

As beneficiárias terão até dezembro para realizar o ciclo completo de exames em unidades do Sabin Diagnóstico e Saúde e consulta por meio da Rita Saúde. Para as que realizarem os exames até o final de outubro, haverá um incentivo adicional: vouchers da campanha Novembro Azul serão oferecidos para presentear familiares, motivando também a prevenção de doenças nos homens.

A ação, além de dar acesso gratuito a exames a esse grupo de mulheres, também conscientiza sobre a importância do autocuidado e da prevenção de doenças, especialmente o câncer de mama. “Nosso objetivo é promover a ampliação do acesso às consultas e exames preventivos para pessoas em vulnerabilidade e aumentar o conhecimento das pessoas em relação à sua saúde”, afirma o gerente-executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: Acervo Sabin

Related posts

SDR promove campanha de arrecadação de material escolar para comunidades quilombolas

Fulvio Bahia

Jerônimo assina documento que institui o Programa Bahia Sem Fome

Fulvio Bahia

Campanha de vacinação contra poliomielite começa nesta segunda

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais