BrasilCulturaImprensa

Institutos Federais aderem à Rede Nacional de Comunicação Pública

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Ministério da Educação, o Ministério das Comunicações, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a Procuradoria-Geral Federal e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) reuniram-se, na última quarta-feira (6), no Palácio do Planalto, para mais uma etapa da expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O evento marcou a entrada de 16 institutos federais na rede pública de rádio, coordenada pela EBC. 

Na cerimônia, foram assinados protocolo de intenções entre a EBC e a Conif, para celebrar a parceria, e acordos de cooperação entre a empresa e cada instituto federal, visando a operação de 49 novas emissoras de rádio. Hoje, integram a RNCP 72 emissoras de TV e 41 de rádio. 

evento_adesao_institutos_federais_a_rncp_2.jpeg

O ministro-chefe da Secom, Paulo Pimenta, afirmou que essa é uma verdadeira revolução na construção dessa potente rede de comunicação pública brasileira. “Estamos promovendo o maior movimento de expansão da RNCP da história da EBC, considerando o potencial de novas emissoras. Estamos dando um passo em defesa de direitos e da construção de cidadania e de comunicação pública de qualidade”, declarou.

De acordo com o diretor-presidente substituto da EBC, Jean Lima, essa parceria é fundamental para interiorizar a comunicação pública. “Esse momento fortalece a RNCP como uma rede plural e educativa e, pela própria concepção dos institutos federais, é fundamental para dar acesso à educação do interior do país, para dar oportunidades para os jovens e interiorizar a comunicação pública em cidades que não têm o canal aberto”, afirmou.  

evento_adesao_institutos_federais_a_rncp.jpeg

No mesmo sentido, a vice-presidente da Conif, Nilra Filgueira, destacou que a parceria é de suma importância para levar conteúdo de qualidade para todo o Brasil. “Com a instalação de emissoras de rádio a serem operadas em conjunto com a EBC iremos mais longe, valendo-se da capilaridade de interiorização da rede federal com objetivo de levar conteúdo de qualidade para todo o país”, disse. 

Portarias de consignação

No evento, também foram assinadas, pelo Ministério das Comunicações, as portarias de consignação das primeiras cinco emissoras de rádio a serem operadas pelos institutos federais em parceria com a EBC e de seis FM que serão operadas entre a EBC e universidades federais.  

Participaram do ato, a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Izolda Cela, representando o ministro da Educação, Camilo Santana; a secretária-executiva do Ministério das Comunicações, Sônia Faustino, representando o ministro das Comunicações, Juscelino Filho; a procuradora-geral federal, Adriana Venturini e o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri. 

RNCP

A RNCP, prevista na lei de criação da EBC e constituída em 2010, é formada por emissoras de TV e rádio que atuam por todo país. Atualmente, consta entre as cinco maiores redes de radiodifusão do país. Em outubro, 32 universidades federais assinaram acordos com a EBC visando a operação de mais de 70 novas estações. Instituições de ensino públicas estaduais e municipais também já estão em trâmite para adesão à RNCP.

Fonte: EBC
Fotos: Divulgação

Related posts

Escritora baiana Van Amorim é nomeada a prêmio Writing Awards em Nova York

Fulvio Bahia

Conservação de vegetação nativa é fundamental para combate às mudanças climáticas, advertem cientistas

Fulvio Bahia

IBGE: Em 2022, número de nascimentos cai pelo quarto ano e chega ao menor patamar desde 1977

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais