ArteCulturaLazerMuseuMúsica

Ipac lança programação para Bens Culturais e Museus no Novembro Negro 2023

Como responsável pelas políticas públicas estaduais dos Bens Culturais – materiais e intangíveis – e dos Museus em todo o Estado, o Instituto do Patrimônio Artístico Cultural da Bahia (IPAC), da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA), lança a programação comemorativa do NOVEMBRO NEGRO, mês da Consciência Negra. Instituído em âmbito nacional por meio da Lei nº 12.519, em 2011, a data de 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra, fazendo referência quando o quilombola Zumbi teria sido capturado e morto em 1695. Zumbi foi líder do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, atual estado de Alagoas, considerado o maior quilombo da história do Brasil. Assim, Zumbi se tornou símbolo da luta e da resistência dos negros ao regime escravocrata e contra o racismo.

Políticas Públicas

De acordo com a diretora do IPAC, Luciana Mandelli, para aprimorar o desempenho da autarquia, realiza-se um esforço para inserir agora a Bahia nos Sistemas Nacionais de Patrimônio e no de Museus, para também beneficiar o Estado nos programas e nos orçamentos públicos, estadual e federal, além de buscar planejamento mais apurado e resultados efetivos para as políticas públicas patrimoniais e museais.

“O Sistema Nacional do Patrimônio Cultural (SNPC) integra meta do Plano Nacional de Cultura (PNC) e é coordenado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), com objetivo de implementar a gestão compartilhada do Patrimônio Cultural, visando a otimização de recursos humanos e financeiros para sua efetiva proteção”, diz Luciana. Ela esclarece que o Sistema também permite aprimorar a política de preservação, com regulamentações, princípios e regras, assim como, com a criação de financiamentos que fortaleçam as instituições, estruture o sistema e consolide as execuções.

“O mesmo se dá com o Sistema Brasileiro de Museus (SBM), criado pela Lei nº11.904/2009 e o Decreto nº8.124/2013, que objetiva a coordenação, articulação, mediação, qualificação e cooperação entre os museus brasileiros”, explica a diretora do IPAC. Segundo Luciana, finalmente agora o IPAC entrou num edital do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) para cadastrar a Bahia no SBM. “Estamos preparando um decreto para o governador assinar, instituindo o Sistema estadual”, conclui.

Baianas, samba de roda, afoxé, Santa Bárbara e conferências

Dentre os bens culturais patrimonializados, o IPAC comemora no Novembro Negro o Dia Nacional das Baianas do Acarajé e o Dia Nacional do Samba de Roda, no dia 25, e o Dia Municipal do Afoxé (30). O Ipac também apoia financeiramente a Festa de Santa Bárbara 2023, preparada em novembro e festejada no dia 4 de dezembro, registrada pelo órgão como Patrimônio da Bahia desde 2008.

Em parceria com o Iphan, o Ipac realizará no dia 24, um Seminário do Ofício das Baianas e apresentará a Revalidação do Ofício, lançando o novo Caderno ‘Ofício das Baianas de Acarajé’, publicação especializada sobre este bem cultural intangível que inclui proteção para a indumentária, adereços, tabuleiro e todos os quitutes típicos, como o acarajé. O ofício das baianas foi registrado via Ipac como Patrimônio da Bahia desde 2012.

“Já estamos realizando ainda as reuniões preliminares para preparar as Conferências Setoriais de Patrimônio e de Museus que devem acontecer nos dias 24 e 25 de novembro, que estarão subsidiando, por sua vez, a Conferência Estadual de Cultura da Bahia, que acontece entre 6 e 8 de dezembro, em Feira de Santana”, complementa a diretora do IPAC.

Terreiros de candomblé e quilombos

A equipe da autarquia está implantando igualmente no Novembro Negro um grupo de trabalho para os terreiros de candomblé protegidos pelo órgão através de tombamentos e registros. A proposta é elaborar Planos de Preservação e de Salvaguarda dos terreiros patrimonializados e atuar como núcleo de diálogo entre a comunidade e instituições públicas, trazendo demandas de outros terreiros tutelados provisoriamente ou com interesse em proteção, dentre outras questões relevantes.

“No Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, anunciaremos a portaria para a criação de grupo de trabalho para analisar ‘Áreas Remanescentes de Quilombos na Bahia’, traçando uma política pública de tombamento e registro para proteger esses remanescentes da história afrodescendente do Brasil”, relata Luciana Mandelli. Esse trabalho do Ipac se unirá aos esforços da Fundação Palmares e do Iphan nessa área, segundo Luciana, como forma de “promover, em diversos âmbitos, a reparação histórica, preservação e valorização dessa cultura afrodescendente”, finaliza.

Museus e suas atrações

Os equipamentos museais do Ipac também estão com programação especial no Novembro Negro: o Museu de Arte Moderna (MAM – Avenida Contorno), o Museu de Arte Contemporânea (MAC – Graça), o Museu de Arte da Bahia (MAB – Corredor da Vitória) e o Solar Ferrão (Pelourinho). Os outros museus do Pelourinho não estarão com atividades já que o Centro Cultural Solar Ferrão que os integra, estará fechado para reformas.

Todas as atrações do Ipac são gratuitas.

Atividades em cada Museu

MAB, MAM e FERRÃO – Hoje (9) e no dia 16, às 15h, o MAB promove o espetáculo ‘Nossos Ancestrais – a maldade em crise’. No dia 20, às 17h e às 19h, no auditório do MAB, acontece apresentação do recital musical da EMUS. No dia 28, no auditório do MAB, acontece o Seminário do ‘PPG Museu Patrimônio, Comunicação e Narrativas contra hegemônicas’, das 10h às 17h. Na biblioteca do MAB, no dia 30, às 15h, a Dra. Maria Inês Barbosa fará palestra com o tema: ‘Por uma Política de Saúde Antirracista’.

Já o MAM promove no dia 11, a partir das 14h, no pátio Pôr do Sol o bem-sucedido projeto ‘DUB no MAM’, apresentando experiências sonoras e uma técnica de mixagem musical que tem as suas origens na Jamaica e seus desdobramentos no Brasil. No dia 15, nas Arcadas do MAM, às 15h, a bailarina negra de fama internacional, Ingrid Silva, lançará os livros ‘A sapatilha que mudou meu mundo’ e ‘A bailarina que pintava suas sapatilhas’. No dia 26, às 16:30h, o MAM apresenta o espetáculo de dança ‘Pequena Princesa Negra’.

No dia 14, haverá a ação ‘Pôr do Sol na Varanda do Solar Ferrão’ (Pelourinho), com participação do cantor Portella Açúcar, para a exposição ‘Brasil Futuro: As formas da Democracia’ que será encerrada no Centro Cultural Solar Ferrão.

Nos dias 28 e 29 de novembro, o Centro Cultural Solar Ferrão (Pelourinho) sediará os ‘Encontros Agridoces – O Ontem é Hoje: Encontros negros para um tempo ancestral’ promovido pelo Portal Umbú. O projeto objetiva reunir histórias negras positivas que buscam incentivar a população preta de Salvador à ocupar novos espaços na sociedade, promovendo o empoderamento e o senso de pertencimento do público a partir de uma reflexão sobre o tornar-se negro numa perspectiva ancestral. Serão mais de 10h de mesas, sendo 100 convidados presenciais por mesa e infinitos que poderão acompanhar online.

MAC – O DJ SET se apresenta o Projeto ‘Afrikadelic’ com a projeção de video mapping por Tuca Side todas as sextas-feiras do mês de novembro no MAC. Nos dias 10 e 24, às 17:30h, o projeto ‘Diálogos de Arte Convida’ recebe, respectivamente, Caetano Dias e Ayrson Heráclito na sala Multiuso/MAC. Dia 14, às 14h, o visitante participa da ‘Experiência Sensorial: Agô’. No dia 19 (domingo), às 16h, acontece a performance ‘Itoju: Instruções para o Cuidado’ com Odun Orimalade (NIGÉRIA) e Lara LKeção da Bahia. No dia 26, às 17h, o Balé Teatro Castro Alves apresenta o espetáculo ‘Você sabia?’.

Segundo Daniel Rangel, curador e diretor do MAC Bahia, a programação especial inaugura ativações calendarizadas. “A partir de agora, teremos a ‘Sexta Eletrônica’, voltada para sets de DJ, entre 19h e 22h; o Sábado Sonoro, voltado para música instrumental e contemporânea em pequenos formatos; e o ‘Lab Performance’, que aos domingos abre espaço para expressões cênicas, transitando entre dança, teatro e artes visuais”, comenta Rangel. Ele complementa que essas pautas são preenchidas por artistas que trabalham com temáticas afro-diaspóricas, diretamente conectadas com a exposição ‘Agô’, carro chefe da programação MAC Bahia.

De terça a domingo, o MAC apresenta o ‘Cine Paredão – Especial Mês da Consciência Negra’, a ‘Mostra Circuitos Compartilhados’ às 18:30. Nas terças e domingos, o público tem as exposições gratuitas ‘Agô’, ‘Muro/Arte Urbana’, ambas das 10h às 22h. Aos sábados, às 15h30, acontece a visita guiada à exposição ‘Agô’. Ainda aos sábados, às 16:30h, o ‘Sábado Sonoro’ com Instrumentais Afrobaianos, e Tedy Santana no dia 11. Já no dia 18, o Grupo de Percussão da UFBA e no dia 25 o show ‘DuOrigem Gilberto e Angelo Santiago’, com participação Mariella Santiago.

Nos domingos, às 16h, o público participa do ‘LAB de Performance do Corpo’. No dia 12, o grupo ‘Tudo em Um’ da Funceb. Já no dia 19, Paula Marinho e Aisha da Escola de Dança/UFBA. Todos os domingos, às 8h, tem o ‘Amanhecer no MAC’ (exceção dia 12, às 9h). Aos sábados e domingos, das 10h às 12h e das 14h às 18h, tem monitoria de Skate. Dia 9, das 14h às 18h, ‘LAB E-ZINE’. Dia 21, das 14h às 19h, o ‘LAB Introdução ao Livecoding visual’. E as exposições continuam: ‘Acervo MAC_Bahia’, ‘Painel interativo Eau vive’ do artista Guillaumit, com visitações de terça a domingo, das 10h às 22h.

O Ipac atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, implementando a política pública do patrimônio cultural e de museus no Estado da Bahia. O Ipac foi criado via Lei Nº 2.464, regulamentada pelo Decreto Nº 20.530. O IPAC é vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA). Acesse o site www.ipac.ba.gov.br, instagram @bahiamam e facebook Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia.

Fonte: ASCOM Ipac
Imagem: Divulgação

Related posts

Trilhos da leitura: BiblioMetrô Itinerante ganha edição especial na Estação Brotas de Metrô

Fulvio Bahia

Lançado há 2 meses, Distrito Cultural do Centro Histórico já beneficia artistas, moradores e trabalhadores da região

Fulvio Bahia

Celebrando a Brasilidade, Expresso 2222 desembarca em mais um Carnaval

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais