O Governo da Bahia confirmou a manutenção do desconto de 15% para pagamento antecipado do IPVA 2025 em cota única, até o dia 7 de fevereiro. O desconto, um dos maiores do país, também pode ser de 8% para quem quitar o imposto na primeira cota do parcelamento. A tabela completa [veja abaixo] e as condições de pagamento estão disponíveis no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz-Ba).
Para os que optarem pelo parcelamento, o pagamento poderá ser dividido em até cinco vezes, com início em março, desde que o valor devido seja igual ou superior a R$ 120. Débitos relacionados à taxa de licenciamento e multas de trânsito devem ser quitados até a última parcela. O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, destacou que as condições visam facilitar o pagamento: “Os contribuintes podem optar pela melhor maneira de quitar o imposto”.
O IPVA pode ser pago via pix em qualquer instituição bancária, e o licenciamento integrado, que reúne o imposto, a taxa de licenciamento e eventuais multas, pode ser realizado de forma digital pelo site ba.gov.br. Segundo o Detran-Ba, o contribuinte deve estar atento à emissão do CRLV-e, que não é mais enviado por correio e deve ser gerado em formato digital ou impresso após a regularização do veículo.
Com uma frota tributável de 2,4 milhões de veículos, o IPVA é a segunda maior fonte de arrecadação tributária do Estado, com os valores arrecadados divididos igualmente entre o Estado e o município de registro do veículo. O prazo para regularização completa da documentação termina no vencimento da última parcela do imposto.
Confira calendário:
Fonte: Panorama da Bahia
Foto: Bruno Concha