Câmara Municipal de SalvadorEconomiaIgualdade de GêneroPolíticaSalário Mínimo

Ireuda Silva alerta para aumento da desigualdade salarial entre homens e mulheres: ‘A lei precisa ser cumprida’

A presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), fez duras críticas à persistente disparidade salarial entre homens e mulheres no Brasil, à luz do recente levantamento do governo federal. Segundo o relatório de transparência salarial, mulheres brasileiras receberam, em média, 20,7% menos que os homens em 2023, um aumento na desigualdade em comparação com o ano anterior, quando a diferença era de 19,4%.

Para Ireuda, essa situação é inaceitável. “O Brasil deu um passo importante com a aprovação da lei de igualdade salarial em 2023, mas o que esses dados mostram é que a sua aplicação ainda enfrenta grandes barreiras. Continuamos vendo mulheres, muitas delas chefes de família, sendo desvalorizadas no mercado de trabalho simplesmente por serem mulheres”, afirmou a vereadora.

Ireuda, que é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, aponta que, além da questão de gênero, a disparidade se agrava quando observada pela ótica racial. “As mulheres negras sofrem ainda mais, com uma diferença salarial ainda mais gritante. A interseção de racismo e machismo faz com que essas mulheres enfrentem barreiras duplas, o que é um reflexo direto do racismo estrutural do nosso país”, destacou. “A lei de igualdade salarial foi um avanço, mas precisa ser complementada por ações concretas de fiscalização e punição para empresas que não cumprem as normas”, acrescentou.

Ireuda finalizou ressaltando que a luta pela igualdade salarial é fundamental para garantir a dignidade das mulheres e fortalecer a economia como um todo. “Não se trata apenas de uma questão de justiça, mas também de desenvolvimento econômico. Quando as mulheres ganham salários justos, o impacto positivo se reflete em toda a sociedade.”

Fonte / Foto: ASCOM Ver Ireuda Silva – Republicanos

Related posts

Geraldo Galindo assume presidência da Federação Brasil da Esperança na Bahia

Fulvio Bahia

Horta comunitária transforma a vida de famílias em Santana

Fulvio Bahia

Histórico! Alba aprova primeiro projeto de lei de iniciativa da Defensoria da Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais