Câmara Municipal de SalvadorMulherPolíticaViolência Contra a Mulher

Ireuda Silva lidera em projetos e iniciativas em prol da mulher

Em um contexto de machismo estrutural, violência doméstica e luta contra a desigualdade, a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), tem se destacado como uma líder comprometida e atuante. Com uma trajetória política que reflete seu engajamento, Ireuda lidera na elaboração de projetos e iniciativas inovadoras em prol das mulheres.

Entre eles destacam-se vários, como o Simm Mulher, idealizado por Ireuda e implementado pela prefeitura para capacitar e encaminhar mulheres para o mercado de trabalho. A Guardiã Maria da Penha para fortalecer a rede de proteção à mulher e intensificar o combate à violência doméstica. Há ainda a regulamentação da profissão de trancista, majoritariamente feminina, que, após articulação de Ireuda, já está em andamento no Ministério do Trabalho. Já o programa Nova Fase designa uma reserva de 10% das vagas de estágios e menor aprendiz das instituições do Poder Executivo municipal a filhas de mulheres vítimas de violência doméstica.

“Trabalhamos incansavelmente para pensar projetos a longo prazo, com impactos positivos e progressivos para as próximas gerações. O programa Nova Fase, por exemplo, nossa conquista mais recente, representa um avanço enorme, que não apenas promove a reparação, mas alerta a sociedade sobre a gravidade da violência doméstica. Um dos grandes gargalos que temos hoje é que muitas pessoas ainda normalizam a violência, que todos os dias continua a destruir famílias e comprometendo o futuro de milhões de crianças e adolescentes”, pontua Ireuda.

Além disso, a Câmara de Salvador analisa um projeto de lei que institui a Política Municipal de Combate à Violência Política, principalmente contra a mulher. O município deverá promover campanhas para conscientizar a população sobre a importância de combater a violência política, principalmente contra a mulher. Além disso, o Poder Público vai ter que se adequar à lei para apurar as denúncias e tomar medidas cabíveis, além de informar as autoridades competentes.

A republicana também capitaneia a campanha Meu Corpo Não é Sua Fantasia, que todos os anos percorre os circuitos do Carnaval de Salvador alertando para a importunação sexual e a violência contra a mulher; o Prêmio Mulher Notável, concedido a mulheres de destaque nas mais diversas áreas do conhecimento, sempre em março, o Mês da Mulher; e o prêmio Maria Felipa, homenagem a mulheres negras com reconhecidas trajetórias de luta contra o racismo.

Vale lembrar ainda que Ireuda é a integrante da bancada feminina com maior número de projetos protocolados em 2023 (86). Ela também ocupa um dos primeiros lugares no ranking geral de vereadores. Foram 12 projetos de lei, 3 de resolução, 17 de indicação, 26 moções e 28 requerimentos especiais.

Fonte / Foto: ASCOM ver Ireuda Silva – Republicanos

Related posts

Randerson Leal destaca realização da Copa Interbairros na Câmara

Fulvio Bahia

Amargosa: Operação Ronda Maria da Penha promove acolhimento às mulheres no São João do município

Fulvio Bahia

Bahia se torna pioneira no combate à violência de gênero em eventos esportivos

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais