Na noite da última sexta-feira (24), a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e vice da Comissão de Reparação, vereadora Ireuda Silva (Republicanos), foi homenageada com o Prêmio MovimentAyiê de Visibilidade Social, uma distinção concedida pelo Instituto Brasileiro de Educação, Cultura e Saúde para o Desenvolvimento Humano (IBECDH). O prêmio reconhece as ações que promovem o avanço das mulheres pretas na Bahia e no Brasil, especialmente destacando sua contribuição significativa para o Estado da Bahia e a sociedade em 2023.
Em um discurso emocionado, a vereadora expressou sua profunda gratidão e viu o prêmio como uma homenagem a todas as mulheres baianas, em particular às mulheres pretas.
“Difícil é quando estamos caminhando para realizar as coisas e muitas vezes não acreditamos nem que somos capazes de fazer aquilo que olhamos e sabemos que precisamos. Uma das tarefas mais difíceis que existem é servirmos uns aos outros. Somos seres humanos e temos a fraqueza de pensarmos só em nós mesmos. Sempre tive uma disposição para ajudar. Sempre me identifiquei com servir, principalmente nas dificuldades da vida em que me vi sozinha. Mas sempre encontrei quem me ajudasse. Por isso, tenho esse trabalho que não é fácil. E o que me deixa feliz hoje é saber que tantas vezes que atravessei desertos para realizar obras hoje estou sendo reconhecida por isso, mas lá não tinha ninguém para ver”, disse Ireuda na ocasião.
Ela também agradeceu à secretária da SPMJ, Fernanda Lordelo, pela indicação, e ao presidente do instituto, Anailton Soares Pinto.
Ao longo de seus dois mandatos, Ireuda Silva se destacou pela elaboração de projetos e liderança em diversas iniciativas para combater o racismo e o machismo e promover o social. Sua atuação incansável tem sido um pilar fundamental na busca por mudanças concretas na sociedade baiana, especialmente no que diz respeito à igualdade e justiça para as mulheres pretas.
Fonte / Foto: ASCOM Ver. Ireuda Silva