Ação SocialBahiaEconomiaImposto

IRPF 2024: doações aos fundos estaduais da criança, adolescente e pessoa idosa podem ser feitas até hoje

Até esta sexta-feira (31), os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) – ano base 2023, podem destinar parte do imposto devido, sem descontar da restituição, para ações voltadas para crianças, adolescentes e pessoas idosas no estado. Assim, estarão contribuindo para o desenvolvimento social desse público e fortalecendo as políticas públicas de proteção e garantia dos direitos.

As doações dedutíveis do IRPF dos contribuintes são destinados ao Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Fecriança) e ao Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Fepi), geridos pelo Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (Ceca); e pelo Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cepi), respectivamente. Ambos os Fundos são vinculados à Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH). Pessoas físicas podem destinar até 3% do valor da sua declaração. Já as pessoas jurídicas, que declaram pelo Lucro Real, podem doar até 1%.

Foto: Ascom/SJDH

Colaborando para os fundos estaduais, os contribuintes destinam o imposto as ações sociais que beneficiam pessoas idosas, crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, através do financiamento de projetos sociais, Organizações Não Governamentais (ONGs) e outras instituições e entidades que promovem o desenvolvimento social e os direitos humanos.

“As doações são importantes para garantir a manutenção de ações que envolvem promoção de direitos em favor de públicos vulnerabilizados e que, muitas vezes, dependem de iniciativas sociais para alcançar um patamar de vida evolutivo para sair do contexto de vulnerabilidade. Destinar recursos através da dedução do imposto de renda, portanto, é uma atitude solidária, que reflete o compromisso de cidadãs e cidadãos com o bem-estar coletivo que contribuem para a redução da desigualdade e a promoção dos direitos humanos”, explica o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas.

Doações

Durante todo o ano, os contribuintes podem doar até 6% do Imposto de Renda devido, quando as destinações são feitas em 1º de janeiro e 31 de dezembro, no ano-base do IR. As destinações desse período, que ultrapassarem 3% do imposto devido, podem ser deduzidas na declaração de Ajuste Anual seguinte, observando o limite de 6%.

As doações também podem ser feitas por meio de transferência bancária para os fundos estaduais, através da conta do Fepi, no Banco do Brasil: Agência 3832-6 | Conta 993.651-3, e do Fecriança, no Banco do Brasil: Agência 3832-6 | Conta 993.061-2.

Fecriança

Instituído pela Lei nº 6.975/96, o Fundo Estadual de Atendimento à Criança e ao Adolescente é uma instância de financiamento da Política de Atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente. O Fundo constitui-se em instrumento de captação, repasse e aplicação dos recursos financeiros destinados ao atendimento de políticas voltadas para a promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes e ao fortalecimento do Sistema de Garantia de Direitos.

Fundo do Idoso

O Fundo Estadual da Pessoa Idosa (Fepi) foi instituído através da Lei Estadual 14.645/2022, com o objetivo de financiar políticas públicas para esse segmento da população. Gerido pela SJDH, em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa Idosa (Cepi), o Fepi é um instrumento de captação, repasse e aplicação de recursos financeiros destinados ao fomento de políticas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos da pessoa idosa.

Informações
Fepi
E-mail: cepi@sjdh.ba.gov.br
Tel.: (71) 3115-0278
Fecriança
E-mail: fecrianca@sjdh.ba.gov.br
Tel.: (71) 3115-6675 / 3115-6199

Fonte: Ascom/SJDH
Foto: Divulgação

Related posts

Bitcoin sobe 3% e volta para US$ 57 mil com touros na busca por romper resitência em US$ 60 mil

Fulvio Bahia

Banda de Música da Guarda Civil Municipal realiza série de apresentações juninas

Fulvio Bahia

Sindicato se mobiliza para defender empregos e exigir tratamento respeitoso da Unigel com trabalhadores

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais