Municípios

Itabuna: Centro de Cultura Adonias Filho será reinaugurado neste sábado (2)

Construído em 1986, o Centro de Cultura Adonias Filho passou por uma ampla requalificação e será reinaugurado para a comunidade artística e cultural, e toda a população de Itabuna e do território Litoral Sul, neste sábado (2). A cerimônia de reinauguração contará com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e do secretário de Cultura Bruno Monteiro, e terá uma extensa programação cultural e festiva com shows, exposições e apresentações artísticas de diversos artistas e grupos culturais.  

Com investimentos de R$ 5,7 milhões, o espaço cultural é um dos mais importantes do território foi completamente modernizado. Agora, o Adonias Filho conta com sistemas modernos de elétrica e de climatização, novos telhados e forros, nova pintura, esquadrias e pavimentação, a estrutura cênica e técnica também foi modernizada, e foi feito o paisagismo na área externa, além da adequação do espaço às normais mais atuais de acessibilidade e de segurança. 

“Sabemos da importância desse equipamento cultural para o Litoral Sul e para a Bahia. Desde o início do governo assumimos a responsabilidade de concluir essa reforma e devolver à comunidade e aos agentes culturais o Adonias Filho completamente requalificado e modernizado para que a população possa ocupar, produzir e movimentar o cenário cultural de toda a região. Em Itabuna, terra de Jorge Amado, Cyro de Mattos, Rui Póvoas e de tantos outros importantes artistas baianos, o Centro de Cultura Adonias Filho tem o objetivo de potencializar e fortalecer ainda mais os saberes e fazeres culturais da Bahia”, afirma o secretário de Cultura Bruno Monteiro. 

Programação

A partir das 17h terá início uma feira de artesanato e produtos da agricultura familiar na área externa. Um cortejo artístico saíra da Praça do Ò, às 18h30, com Guilda Cacilda e o Grupo de Palhaçaria, grupo Charanga da Alegria e fanfarra escolar, além de apresentações de samba de roda, maculelê e capoeira com o grupo de Capoeira Raça. 

Em seguida, o público poderá adentrar o espaço para conferir exposições no foyer e salas multiuso. Na Sala Zélia Lessa acontecerá uma exposição sobre a vida e obra de Adonias Filho, esse importante escritor, jornalista e crítico nascido em Ilhéus que dá nome ao espaço. Eleito para a cadeira nº 21 da Academia Brasileira de Letras, Adonias Filho é conhecido por seus romances inspirados na cultura e história da região cacaueira da Bahia. Já na sala multiuso 2, acontece uma exposição de fotografias de Sebastião Salgado, e no foyer, será aberta a exposição “Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil” ao som de Jan Costa que apresenta show de voz e violão. 

A programação continua com atividades nas salas multiuso e sala de espetáculos com apresentação de “Samba de Gafieira” do grupo Cia de Dança Alessandro Garcia, apresentação teatral com Guilda Cacilda e Hanns Müller, Orquestra de Câmara Opôs com o maestro Pablo Shaul e Davidson Viana, grupo Afro Dilazenze, e a performance “Gueto” dos estudantes do curso de teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun. Encerrando as festividades de reabertura, a partir das 21h30, acontecem shows de Cijay e da cantora Alinne Rosa, no anfiteatro. 

Centro de Cultura Adonias Filho é um dos 17 espaços culturais gerido pela Secretaria de Cultura do Estado em toda a Bahia através da Diretoria de Espaços Culturais, órgão da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura. Ocupando uma área de 13 mil metros quadrados, o equipamento cultural conta com uma Sala de Espetáculos com 297 poltronas e seis lugares para cadeirantes, além de camarins e banheiros; três Salas Multiuso que comportam ensaios, oficinas, workshops e pequenos eventos para até 110 pessoas; um Foyer/Galeria para exposições, audições musicais e recepções; um Anfiteatro na área externa que comporta até 2 mil pessoas; além de dois anexos e um coreto. 

PROGRAMAÇÃO 

17h – Área externa 

Mini feira de artesanato e da agricultura familiar 

18h30 – Cortejo (saída Praça do Ò)
Guilda Cacilda – Grupo de Palhaçaria;  

Fanfarra Escolar; 

Grupo “Charanga da Alegria”; 

Apresentação de Samba de Roda, Maculelê e Capoeira – “Grupo de Capoeira Raça” ministrado pela mestra Vanessa Vieira 

19h – Sala Zélia Lessa  

Exposição sobre a vida e obra de Adonias Filho 

19h10 – Foyer
Abertura da Exposição Bicentenário da Independência da Bahia no Brasil (Voz e violão com Jan Costa) 

19h25 – Foyer
Descerramento da placa de reinauguração pelo Governador e Secretário de Cultura do Estado da Bahia 

19h35 – Salas Multiuso 

1: Apresentação de Dança de Salão estilo “Samba de Gafieira” com o grupo Cia de Dança Alessandro Garcia; Dançarinos: Alessandro Garcia, Wevel Amorim, Aldenor García, Roberta Silva, Ana Paula Santos e Julia Gabriela
2: Exposição de Sebastião Salgado
3: Apresentação teatral com Guilda Cacilda e Hanns Müller  

19h55 – Sala de Espetáculos: 

Apresentação da Orquestra de Câmara Opôs – Maestro Pablo Shaul e Davidson Viana 

Apresentação do cantor e compositor Marcelo Ganem
“Gueto” – performance teatral dos estudantes do curso de teatro do Centro Estadual de Educação Profissional do Chocolate Nelson Schaun  

20h25  

Pronunciamento do Governador da Bahia Jerônimo Rodrigues 

21h30 – Anfiteatro  

Apresentação do Grupo Afro Dilazenze 

Show de Cijay  

Show de Alinne Rosa 

Fonte: Ascom/SecultBA
Foto: Divulgação

Related posts

Alagoinhas: Prefeitura realiza ações voltadas para a conscientização da Prematuridade no Novembro Roxo

Fulvio Bahia

São João: Vai pegar a estrada? Veja onde tem wi-fi, banheiro, água e café de graça

Fulvio Bahia

Cruz das Almas: Prefeitura abre consulta pública cultural para a Lei Paulo Gustavo

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais