Durante esta semana, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu uma série de atividades informativas sobre a cura da Tuberculose, nos postos de saúde do município
Tuberculose tem Cura- tema das ações realizadas que contou com panfletagem nos postos de saúde, diálogos e palestras, abordando informações sobre modos de transmissão, sintomas, tipos de Tuberculose, tratamento, entre outros.
TRANSMISSÃO
A transmissão datuberculose ocorre de pessoa para pessoa pelas vias respiratórias.Quando uma pessoa comtuberculose ativa espirra ou tosse, ela espalha as bactérias datuberculose nas gotículas de ar. Essas gotículas contaminadas aoserem inaladas podem infectar a outra pessoa.
SINTOMAS
Febre, suores noturnos, tosse, falta de ar e cansaço,dor torácica, perda de peso, sangue na urina, entre outros.
TRATAMENTO
O tratamento da tuberculose dura no mínimo seis meses,é gratuito e está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS). São utilizadosquatro medicamentos para o tratamento dos casos de tuberculose que utilizam oesquema básico: rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Atuberculose tem cura quando o tratamento é feito de forma adequada, até ofinal. O papel dos profissionais de saúde em apoiar e monitorar o tratamento datuberculose, por meio de um cuidado integral e humanizado, é muito importante. Umadas principais estratégias para promover a adesão ao tratamento é o TratamentoDiretamente Observado (TDO).
Fonte / Foto: SECOM PMI