BrasilImprensa

Itamaraty anuncia adesão do Brasil a parceria internacional que visa promover liberdade de imprensa

O Itamaraty anunciou na última quinta-feira (31) a adesão do Brasil a um grupo formado por 51 países, que visa promover entre seus participante a liberdade de imprensa, o combate à desinformação e o direito de acesso a informações confiáveis.

Batizado de Parceria Internacional para a Informação e a Democracia, o grupo foi criado em 2019, en Nova York, durante assembleia da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os participantes estão Austrália, Argentina, Canadá, Alemanha, Grécia, África do Sul, Reino Unido e EUA.

A ideia é colocar em prática nos países que integram a parceria princípios baseados na Declaração Internacional de Informação e Democracia, publicada em 2018.

Fachada do Itamaraty, em Brasília
Crédito: Reprodução Correio Braziliense

O anúncio da adesão do Brasil ao grupo foi feito pelo próprio Itamaraty. Em nota, o órgão afirmou que, com a medida, o Brasil busca incentivar princípios de transparência, responsabilidade e neutralidade em atividades de comunicação, inclusive em meios virtuais.

“A adesão brasileira à Parceria reforça, ainda, o compromisso em combater a disseminação do racismo e de todas as formas de discriminação e intolerância.”

O Itamaraty também frisou que, com a medida, o país busca combater a desinformação e o discurso de ódio, proteger o trabalho de jornalistas e profissionais de imprensa e promover o respeito aos direitos humanos e liberdades fundamentais.

Fonte: Portal Imprensa
Foto:

Related posts

Brasileirão Feminino estreia neste final de semana na TV Brasil

Fulvio Bahia

Especialistas alertam: hipertensão arterial também ocorre na infância

Fulvio Bahia

Mulheres e Pandemia: covid acentuou desigualdade no trabalho doméstico

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais