ArteCulturaMulherPovos NegrosTeatro

ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras abre inscrições para sua 5ª edição

Festival baiano seleciona espetáculos protagonizados por mulheres negras de todo o Brasil até dia 31 de maio

Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras, evento baiano que evidencia o protagonismo, estética, legado e a diversidade das narrativas artísticas de mulheres negras de todo o Brasil. A chamada é direcionada a espetáculos de qualquer natureza: teatro, dança e performance. As inscrições são gratuitas e ocorrem até dia 31 de maio através do link e nas redes sociais @festivaliyas.

O festival será realizado de 18 a 26 de julho em Salvador, ocupando o Espaço Cultural da Barroquinha, Espaço Xisto Bahia, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer e unidades escolares da capital baiana.

Podem participar companhias, produtoras, grupos e artistas independentes sediados em qualquer região do Brasil, desde que os espetáculos sejam protagonizados e tenham elenco exclusivamente de mulheres negras (cis ou trans), com pelo menos dois anos de atividade artística comprovada e duração mínima de 40 minutos. 

O festival selecionará até dez espetáculos, que integrarão a programação ao lado de obras convidadas. Cada grupo selecionado deverá propor uma oficina de duas horas, aberta ao público geral e estudantes de escolas públicas. Além dos espetáculos e oficinas, a programação inclui três mesas temáticas e um bate-papo, promovendo o diálogo e o compartilhamento de experiências entre artistas, pesquisadoras e público.

Compromisso com a ancestralidade e o futuro

O ÌYÁ’S nasce da inquietação de artistas baianas e da necessidade de criar um espaço coletivo que valorize, estimule e difunda a produção artística e intelectual de mulheres negras, potencializando suas poéticas, estéticas e legados. Mais do que representatividade, o festival busca fomentar lugares de fala e escuta, acolhendo múltiplas formas de ser e existir no mundo.

A 5ª edição terá como tema: “O alçar voo do ventre de quem sabe que veio dos caminhos matricêntricos” e propõe um mergulho no ventre como fonte de criação, renovação e movimento para o futuro, sem jamais perder de vista as raízes e o feminino ancestral que formam e impulsionam essas trajetórias.

“O ÌYÁ’S se consolida como um espaço de referência e transformação na cena artística e cultural da Bahia, tendo como princípio a natureza de um quilombo matricêntrico artístico, com mulheres negras em todo seu processo de construção e na cena. Tem sido um catalisador de produções artísticas locais e nacionais, agregando múltiplas formas de expressão artística, intelectual, cultural e política. Uma experiência única, gestada da mulher negra, para sua comunidade”, destaca Juliana Monique, atriz e produtora executiva do festival.

O festival  acontece mais uma vez em julho, mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia da Mulher Africana, potencializando a luta e a conquista das mulheres negras por meio da arte. O evento reafirma o compromisso de aquilombamento, fortalecendo uma rede preta afetiva, artística e criativa.

Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail festivaldeartedemulheresnegras@gmail.com ou nas redes sociais do festival.

Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.

Serviço

ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras – 5ª edição
Chamada para Espetáculos
Público-alvo: Companhias, produtoras, grupos e artistas independentes com espetáculos protagonizados e elenco exclusivamente de mulheres negras (cis ou trans) 
Inscrições gratuitas: até 31 de maio
Informações: @festivaliyas.

Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: João Moura / LabFoto

Related posts

Clube de Escrita no Teatro Gamboa tem inscrições abertas para as turmas do primeiro semestre

Fulvio Bahia

Mulheres Pretas na Educação é tema de roda de conversa no Centro de Cultura

Fulvio Bahia

Secult e SJDH firmam parceria para garantir acessibilidade nos projetos executados pela Paulo Gustavo Bahia

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais