Festival baiano seleciona espetáculos protagonizados por mulheres negras de todo o Brasil até dia 31 de maio
Estão abertas as inscrições para a 5ª edição do ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras, evento baiano que evidencia o protagonismo, estética, legado e a diversidade das narrativas artísticas de mulheres negras de todo o Brasil. A chamada é direcionada a espetáculos de qualquer natureza: teatro, dança e performance. As inscrições são gratuitas e ocorrem até dia 31 de maio através do link e nas redes sociais @festivaliyas.
O festival será realizado de 18 a 26 de julho em Salvador, ocupando o Espaço Cultural da Barroquinha, Espaço Xisto Bahia, Teatro Gregório de Mattos, Café-Teatro Nilda Spencer e unidades escolares da capital baiana.
Podem participar companhias, produtoras, grupos e artistas independentes sediados em qualquer região do Brasil, desde que os espetáculos sejam protagonizados e tenham elenco exclusivamente de mulheres negras (cis ou trans), com pelo menos dois anos de atividade artística comprovada e duração mínima de 40 minutos.
O festival selecionará até dez espetáculos, que integrarão a programação ao lado de obras convidadas. Cada grupo selecionado deverá propor uma oficina de duas horas, aberta ao público geral e estudantes de escolas públicas. Além dos espetáculos e oficinas, a programação inclui três mesas temáticas e um bate-papo, promovendo o diálogo e o compartilhamento de experiências entre artistas, pesquisadoras e público.
Compromisso com a ancestralidade e o futuro
O ÌYÁ’S nasce da inquietação de artistas baianas e da necessidade de criar um espaço coletivo que valorize, estimule e difunda a produção artística e intelectual de mulheres negras, potencializando suas poéticas, estéticas e legados. Mais do que representatividade, o festival busca fomentar lugares de fala e escuta, acolhendo múltiplas formas de ser e existir no mundo.
A 5ª edição terá como tema: “O alçar voo do ventre de quem sabe que veio dos caminhos matricêntricos” e propõe um mergulho no ventre como fonte de criação, renovação e movimento para o futuro, sem jamais perder de vista as raízes e o feminino ancestral que formam e impulsionam essas trajetórias.
“O ÌYÁ’S se consolida como um espaço de referência e transformação na cena artística e cultural da Bahia, tendo como princípio a natureza de um quilombo matricêntrico artístico, com mulheres negras em todo seu processo de construção e na cena. Tem sido um catalisador de produções artísticas locais e nacionais, agregando múltiplas formas de expressão artística, intelectual, cultural e política. Uma experiência única, gestada da mulher negra, para sua comunidade”, destaca Juliana Monique, atriz e produtora executiva do festival.
O festival acontece mais uma vez em julho, mês que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha e o Dia da Mulher Africana, potencializando a luta e a conquista das mulheres negras por meio da arte. O evento reafirma o compromisso de aquilombamento, fortalecendo uma rede preta afetiva, artística e criativa.
Dúvidas e informações podem ser obtidas pelo e-mail festivaldeartedemulheresnegras@gmail.com ou nas redes sociais do festival.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal.
Serviço
ÌYÁ’S – Festival de Arte de Mulheres Negras – 5ª edição
Chamada para Espetáculos
Público-alvo: Companhias, produtoras, grupos e artistas independentes com espetáculos protagonizados e elenco exclusivamente de mulheres negras (cis ou trans)
Inscrições gratuitas: até 31 de maio
Informações: @festivaliyas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Foto: João Moura / LabFoto