BrasilCulturaLiteraturaNordeste

Jenipapo western: um bangue-bangue nordestino de Tito Leite

Gêmeos, os irmãos Ivanildo e Sandro vivem em Jenipapo, cidadezinha árida do sertão nordestino. Trabalham, como quase todos ali, na lavoura de algodão. E também como quase todos, são explorados pelos figurões locais.

Os agricultores plantam, colhem e se submetem aos compradores, que estão sempre secundados por jagunços.

Diante desse quadro, poucos se articulam contra essa injustiça secular. Um dos raros a fazê-lo é Ivanildo, que não se conforma com a vida que ele e sua família levam, não admite ser comandado por pessoas brutais e sente-se cada vez mais impelido a falar sobre os desmandos e injustiças em Jenipapo.

Com realismo seco mesclado a um tom lírico, repleto de cenas de ação e um olhar crítico sobre as desigualdades ainda muito presentes na sociedade brasileira, Jenipapo western investiga a fundo a violência que perpassa a vida das pessoas comuns.

O autor Tito Leite nasceu em Aurora, Ceará. Poeta e ficcionista, estreou na prosa em 2022 com o elogiado romance Dilúvio das Almas, publicado pela Todavia.

Fonte / Imagem: Todavia Livros

Related posts

SOS Mata Atlântica mapeia 1,5 mil unidades de conservação municipais

Fulvio Bahia

Canabidiol é utilizado para tratar dermatite atópica canina na UFSM

Fulvio Bahia

Na Liberdade, devotos seguem em novenário em preparação à memória litúrgica dos Santos Cosme e Damião

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais