Iniciativa deverá reduzir gastos com conta de energia elétrica
O município de Jequié iniciou um dos mais ousados projetos de tecnologia de que se tem notícia no serviço público da Bahia: a utilização de energia limpa, fonte 100% renovável, para alimentar escolas municipais. Com investimentos da Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, teve início a instalação de usinas solares em 16 unidades de ensino, que irão gerar energia para abastecer esses equipamentos suficientemente.
O projeto já começou a ser executado e as primeiras escolas a serem dotadas com a nova ferramenta foram o Centro de Educação Infantil Fernando Cafezeiro e o Centro de Educação Infantil Ana Maria Cruz, no bairro Curral Novo; o Centro de Educação Infantil Jorge Luiz, no Brasil Novo; e a Escola Municipal Anísio Teixeira, no Jequiezinho. Ao todo serão instalados 1.715 painéis solares, que são constituídos por sistemas geradores fotovoltaicos que produzem energia elétrica através da luz solar e injetam na rede da Coelba a produção, recebendo posteriormente esta produção em créditos na conta de energia.
A iniciativa faz parte do montante de investimentos que vêm sendo feitos nas escolas municipais, com o objetivo de modernização das estruturas de ensino, que vêm passando por obras de reforma e ampliação. O processo se completa com a climatização total das salas de aula, com ar condicionado, laboratórios de informática, laboratórios de ciências mesas interativas digitais, cerca de sete mil tablets, novos livros didáticos, fardamento, kits escolares, entre outros.
“Este é um investimento importante e consistente para o município. Além de resultar em uma economia significativa para os cofres públicos com o consumo da energia elétrica, é marcado pela sustentabilidade, somando-se ao pacote de intervenções que simbolizam avanços para o setor educacional em Jequié. Do ponto de vista ambiental, imagino que signifique muito mais qualidade de vida, com a redução da emissão de gás carbônico, o que nos leva a pensar numa cidade mais humanizada, mais saudável, voltada ao futuro.”, disse a secretária de Educação, a professora Elvia Sampaio.
“Jequié vive um novo tempo, para a honra e glória do nosso Deus, que nos deu essa missão de cuidar das pessoas. Estamos trabalhando sem parar e, agora, conseguimos executar este projeto moderno, ousado e que nos ajudará muito na redução das nossas contas de energia elétrica, principalmente agora que estamos com a instalação dos sistemas de ar condicionado em todas as escolas do município. Em breve, teremos 16 unidades equipadas com os painéis solares, reduzindo os gastos da máquina pública sem prejuízos aos serviços prestados à nossa população.”, comemorou o prefeito de Jequié, Zé Cocá.
Fonte / Foto: ASCOM PMJ