MunicípiosSaúde

Jequié: Prefeitura reforça ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti

Outra ação importante é a intensificação do trabalho de visitas aos finais de semana pelos Agentes, todos devidamente identificados com o fardamento.

A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika.  A medida visa a eliminação ou tratamento de possíveis criadouros do mosquito, que são mais suscetíveis a aumentar nesse período do ano, devido as altas temperaturas e as chuvas que ocorrem de forma intermitente, requerendo maior atenção.

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) seguem, rotineiramente, com visitas domiciliares, nos imóveis residenciais, comerciais e públicos, efetuando o tratamento de reservatórios de água e prestando orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar o surgimento do mosquito Aedes. Também tem sido realizada a pulverização, com o auxílio de bombas costais, para a aplicação de inseticida nas regiões em que ocorrem casos positivos da doença, deste modo aumenta a proteção da população no enfrentamento à estas arboviroses.  Outra ação importante é a intensificação do trabalho de visitas aos finais de semana pelos Agentes, todos devidamente identificados com o fardamento.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o Índice Geral de Infestação Predial do município (IIP) atual é de 3,2%, acima do 1% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que configura médio risco. A parcial de casos registrados entre 1 janeiro a 23 de fevereiro é de: 13 casos de pessoas confirmadas com Dengue; 6 moradores testaram positivo para Chikungunya; e uma pessoa foi acometida pela Zika.

O secretário de Saúde, Marlon Pereira, destaca que esta é uma medida importante, porém ressalta que é necessário a compreensão e auxílio da população no combate ao mosquito.

“Seguimos atuando para diminuir, ao máximo, os criadouros do Aedes Aegypti e o principal foco observado é nas residências. Por isso conclamo a população a realizar a limpeza do seu quintal, eliminando possíveis pontos de acúmulo de água parada, como pneus, frascos plásticos, garrafas pet, vasos de plantas, recipientes que possam juntar água da chuva e manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais, até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. E peço, principalmente, que as pessoas tratem o mosquito como um problema que deve ser combatido por todos! A Dengue, a Zika e a Chikungunya são doenças sérias.”, ressaltou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.

Fonte / Foto: ASCOM PMJ

Related posts

Feira de Santana: Prorrogadas até o dia 6 inscrições para o Casamento Coletivo

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Programação no Museu de Arte Contemporânea marca Dia Mundial da Fotografia

Fulvio Bahia

Saúde na Contemporaneidade: tema é debatido dentro do TJBA

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais