Outra ação importante é a intensificação do trabalho de visitas aos finais de semana pelos Agentes, todos devidamente identificados com o fardamento.
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Saúde, vem reforçando as ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika. A medida visa a eliminação ou tratamento de possíveis criadouros do mosquito, que são mais suscetíveis a aumentar nesse período do ano, devido as altas temperaturas e as chuvas que ocorrem de forma intermitente, requerendo maior atenção.
Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) seguem, rotineiramente, com visitas domiciliares, nos imóveis residenciais, comerciais e públicos, efetuando o tratamento de reservatórios de água e prestando orientação aos moradores sobre os cuidados necessários para evitar o surgimento do mosquito Aedes. Também tem sido realizada a pulverização, com o auxílio de bombas costais, para a aplicação de inseticida nas regiões em que ocorrem casos positivos da doença, deste modo aumenta a proteção da população no enfrentamento à estas arboviroses. Outra ação importante é a intensificação do trabalho de visitas aos finais de semana pelos Agentes, todos devidamente identificados com o fardamento.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, o Índice Geral de Infestação Predial do município (IIP) atual é de 3,2%, acima do 1% recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o que configura médio risco. A parcial de casos registrados entre 1 janeiro a 23 de fevereiro é de: 13 casos de pessoas confirmadas com Dengue; 6 moradores testaram positivo para Chikungunya; e uma pessoa foi acometida pela Zika.
O secretário de Saúde, Marlon Pereira, destaca que esta é uma medida importante, porém ressalta que é necessário a compreensão e auxílio da população no combate ao mosquito.
“Seguimos atuando para diminuir, ao máximo, os criadouros do Aedes Aegypti e o principal foco observado é nas residências. Por isso conclamo a população a realizar a limpeza do seu quintal, eliminando possíveis pontos de acúmulo de água parada, como pneus, frascos plásticos, garrafas pet, vasos de plantas, recipientes que possam juntar água da chuva e manter o saco de lixo bem fechado e fora do alcance dos animais, até o recolhimento pelo serviço de limpeza urbana. E peço, principalmente, que as pessoas tratem o mosquito como um problema que deve ser combatido por todos! A Dengue, a Zika e a Chikungunya são doenças sérias.”, ressaltou o secretário de Saúde, Marlon Pereira.
Fonte / Foto: ASCOM PMJ