A aquisição de gêneros alimentícios obedece ao cardápio planejado pelos nutricionistas.
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, segue os padrões exigidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), que oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da Educação Básica Pública. O PNAE é acompanhado e fiscalizado diretamente pela sociedade, por meio dos Conselhos de Alimentação Escolar (CAE), e também pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), pelo Ministério Público e demais órgãos de controle e fiscalização.
A coordenação técnica das ações de alimentação e nutrição, no âmbito do município de Jequié, é realizada por nutricionistas que desenvolvem cardápios da alimentação escolar com utilização de gêneros alimentícios básicos, respeitando-se as referências nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura e a tradição alimentar da localidade, pautando-se na sustentabilidade e diversificação agrícola da região, na alimentação saudável e adequada. Baseando-se nos princípios norteadores do atendimento público prestado pela Secretaria de Educação, após fiscalização realizada pela Divisão da Alimentação Escolar, nesta terça-feira, 16, na Escola Municipal Stela Câmara Dubois, foi identificada que a denúncia apresentada em vídeo por um professor lotado nesta unidade, NÃO PROCEDE e é, portanto, INVERÍDICA.
A aquisição de gêneros alimentícios obedece ao cardápio planejado pelos nutricionistas e, de acordo com o cardápio do dia, que pode sofrer alterações devido a logística da entrega de determinados produtos, foi disponibilizado como parte da alimentação escolar, um mix de frutas, sendo três tipos de frutas (melancia, melão e tangerina) no horário da merenda, porém alguns alunos optaram apenas pela tangerina. Conforme relatado pela servidora municipal responsável pela merenda da escola, alguns alunos recusaram algumas frutas, como por exemplo o melão e, por isso, optaram por apenas uma opção. Imagem registrada em vídeo e divulgada de forma irresponsável e fora de contexto pelo professor em questão.
A Prefeitura de Jequié, através da Secretaria de Educação, reitera seu compromisso com a qualidade da alimentação escolar e, portanto, repudia, veementemente, a divulgação de INFORMAÇÕES IMPRECISAS e INVERÍDICAS, com objetivos escusos e intenções, unicamente, enviesadas.
Fonte / Foto: SECOM PMJ