BahiaEducaçãoGoverno do Estado

Jerônimo Rodrigues prestigia transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Professora Georgina Gonçalves fará a gestão da UFRB durante quadriênio 2023-2027.

O governador Jerônimo Rodrigues participou, nesta quinta-feira (14), em Cruz das Almas, da cerimônia de transmissão de cargo da nova reitora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), a professora Georgina Gonçalves dos Santos, que assume a gestão da instituição de ensino superior no lugar do professor Fábio Josué Souza, que se torna vice-reitor.

Georgina é doutora em Ciências da Educação pela Universidade de Paris, na França, e professora dos Programas de Pós-graduação de Ensinos Interdisciplinares sobre universidades, da Ufba, e de Políticas Sociais e Território, da UFRB. A educadora foi nomeada pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva em agosto deste ano, após o Conselho Universitário da UFRB indicá-la para comandar a instituição durante o quadriênio 2023-2027.

Na cerimônia, o governador destacou a parceria da UFRB com o Estado da Bahia. “Minha presença aqui é para trazer um abraço do povo baiano à democracia brasileira, à UFRB, à professora Georgina e ao professor Fábio e, naturalmente, o sinal de que temos todo o interesse de continuar tendo a UFRB como parceira do Estado, na formação profissional e na construção de políticas públicas. O Recôncavo e a Bahia se desenvolveram bastante com a UFRB, que tem uma marca forte de inclusão dos povos tradicionais, quilombolas, do povo preto desse estado e de outros estados que vêm estudar aqui”, afirmou Jerônimo.

De acordo com a nova reitora, “esse é um momento de esperança, de concretização de desejos da comunidade e de muitos desafios. E o primeiro deles é confirmar o nosso compromisso com o povo da Bahia e com o povo brasileiro, compromisso de enfrentamento às desigualdades, à injustiça social, a toda a forma de preconceito. A nossa disposição é produzir e preservar conhecimento, construir, transformar e reproduzir o conhecimento, e temos a certeza e alegria de saber que o projeto do Governo do Estado se identifica com o projeto da UFRB”, ressaltou Georgina Gonçalves.

A Universidade do Recôncavo da Bahia foi criada em 2005 e, atualmente, oferta 61 cursos de graduação e 40 de pós-graduação a quase 16 mil estudantes espalhados por campus instalados nas cidades de Amargosa, Cachoeira, Cruz das Almas, Feira de Santana, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus e São Félix.

Fonte: SECOM GOVBA
Fotos: Fernanda Souza

Related posts

Rally dos Mares e Festival do Umbu movimentam quatro zonas turísticas da Bahia

Fulvio Bahia

Nota Secretaria de Segurança Pública da Bahia

Fulvio Bahia

Hemoba promove campanha para atingir meta para cadastro de medula óssea

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais