Assembleia Legislativa da BahiaInclusão SocialPolíticaSaúde

Jordávio Ramos quer aumentar centros para pessoas com autismo na Bahia: ‘Só temos um em funcionamento’

O deputado estadual Jordávio Ramos (PSDB) apresentou um projeto de indicação na Assembleia Legislativa da Bahia visando à ampliação do Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRE-TEA) para todas as regiões do estado. O objetivo é oferecer um serviço docente-assistencial e ampliar o acesso universal e gratuito à Atenção Especializada no Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Bahia.

O CRE-TEA, fundado em 2016 como pioneiro no país, tem se destacado por proporcionar atendimento multiprofissional e interdisciplinar de acordo com as diretrizes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência (RCPD). A parceria entre a Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) tem garantido o apoio matricial como um dos seus principais objetivos.

No entanto, o centro opera atualmente em apenas uma unidade localizada em Salvador, no bairro do Campo Grande, o que limita o acesso e a cobertura a outras regiões da Bahia. Diante disso, o deputado destaca a necessidade de assegurar a equidade no acesso aos serviços de saúde para todas as pessoas com TEA no estado, garantindo que todas as regiões tenham acesso aos cuidados especializados e interdisciplinares proporcionados pelo CRE-TEA.

“Só temos um centro desse em atendimento, e isso não pode ficar apenas nisso. O CRE-TEA desempenha um papel crucial para população, e nossa indicação visa assegurar a equidade no atendimento e inclusão de todos os cidadãos com TEA no estado”, disse.

O projeto de indicação busca sensibilizar o governo da Bahia sobre a importância da expansão do centro, assegurando o atendimento adequado e gratuito para pessoas com TEA em todo o território baiano, seguindo os princípios e legislações do SUS. A proposta visa promover uma inclusão mais abrangente e igualitária para essa parcela da população, garantindo que todos tenham acesso aos serviços essenciais de saúde.

Fonte / Foto: ASCOM Dep. Est. Jordávio Ramos (PSDB)

Related posts

Bahia Sem Fome recebe doação de uma tonelada de alimentos de empresas de comunicação digital

Fulvio Bahia

Encontro realizado pela UPB e TJBA discutiu precatórios de dívidas municipais

Fulvio Bahia

Audiência na Câmara debaterá cadeia produtiva da cannabis para fins medicinais

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais