BrasilInclusão SocialMundoPovos Indígenas

Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos começa nesta quinta (22)

Atividade, que será realizada em Foz do Iguaçu, reunirá 1500 pessoas de 20 países para discutir a articulação dos povos da região

Começou na manhã desta quinta-feira (22), a Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos. A atividade, que irá até o próximo dia 24, ocorrerá no Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI, em Foz do Iguaçu, Paraná. O encontro buscará debater os rumos da política regional e construir unidade em torno de uma plataforma político-programática para a integração dos povos da América Latina e do Caribe.

Ao todo, 1500 pessoas de mais de 20 países da região são esperadas. Militantes de movimentos populares, sindicatos, partidos políticos, professores, estudantes, além de representantes de governos e parlamentares participarão dos três dias de debates. Entre os nomes confirmados, estão a vice-presidente da Colômbia, Francia Marquez, do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, Senadora do Paraguai, Dra Esperanza Martínez e Carol Proner, que assumirá uma vaga na Comissão de Ética Pública da Presidência da República no Brasil.

“Estamos vivendo níveis máximos de retrocesso de garantias e de manipulação dos sistemas de justiça contra líderes, partidos, a participação política e a vontade popular em todos os países”, afirmou Carol Proner. Um dos focos dos debates na Jornada será justamente voltado à análise da crise estrutural do capital e as ameaças para a paz e a soberania dos povos.

Rafael Freire Neto, secretário-geral da Confederação Sindical das Américas (CSA), também participará da Jornada. “O que estamos fazendo aqui é aceitar o desafio de construir a mais poderosa unidade social do nosso continente em defesa da nossa integração, a mais poderosa articulação social que possa manter um diálogo superior e diferente com as forças políticas, com os partidos políticos, com nossos presidentes”, explica Neto.

A Jornada é organizada pela ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, bem como as universidades Unioeste e UNILA.

A expectativa é que a Jornada produza uma carta que sintetize os debates realizados e aponte os desafios para a integração latino-americana e caribenha. Além disso, no dia 23, às 19h30, ocorrerá um Ato Político com diversas autoridades da região.

Para mais informações, visite o site jornadadelospueblos.org.br.

Serviço

O que: Jornada Latino-americana e Caribenha de Integração dos Povos
Quando: 22 a 24 de fevereiro
Onde: Centro de Convenções Foz do Iguaçu CECONFI, em Foz do Iguaçu
Quem: ALBA Movimientos, a Assembleia Internacional dos Povos (AIP), a Confederação Sindical das Américas (CSA), a Organização Continental Latino-americana e Caribenha de Estudantes (Oclae), a Jornada Continental pela Democracia e Contra o Neoliberalismo, Unioeste e UNILA.

Fonte / Card: MST

Related posts

Secretaria da Educação convoca professores indígenas aprovados em processo seletivo

Fulvio Bahia

WhatsApp começa a liberar envio de fotos em alta resolução

Fulvio Bahia

Pé-de-Meia: pagamento a novos beneficiários começa nesta segunda (26)

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais