A partir do último dia 30 de outubro, o jornalista e fotógrafo Fulvio Bahia, aprovado pelo Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Imprensa, faz parte do quadro de sócios e da representação da ABI no estado da Bahia.
Com passagens pela Secretaria Municipal de Saúde – SMS, Instituto do Meio Ambiente da Bahia – INEMA e pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente – Sema, Fulvio Bahia é jornalista chefe do Portal Caderno Baiano.
“Estamos em um momento muito difícil para a imprensa. Vivemos uma grande polarização e com isso alguns direitos e deveres tem deixado de receber o respeito e a atenção necessária. O Coletivo de Imprensa ABI vem buscando que essas perdas sejam reparadas, que os nossos direitos de comunicar sejam respeitados, sobretudo para os que buscam trabalhar dentro da legalidade e da ética profissional”.
Segundo Fulvio, a imprensa brasileira vem perdendo características de grande importância. “A imprensa brasileira vem se tornando parcial, vemos os grandes veículos de comunicação claramente tomando o lado que lhes são mais interessantes, atrativos e lucrativos. Nós, os profissionais que fazemos o jornalismo sem esse glamour precisamos cada vez mais de união, de parcerias e sobretudo de responsabilidade ao informar’, finalizou.
Para Fábio Costa Pinto, jornalista representante da ABI na Bahia, membro das Comissões de Liberdade de Imprensa e dos Direitos Humanos e comissão de Meio Ambiente ABI, é uma grande soma para o jornalismo, principalmente no estado. “A Associação Brasileira de Imprensa ABI ( Nacional), sempre teve o carinho dos baianos. Já passamos, tempos atrás de 37 membros da Bahia. Hoje, a nacionalização da ABI é um fato. Temos não só na Bahia associados, em todo o Brasil. A nossa representação, com estatus de diretoria, tem estado do lado dos profissionais da imprensa da Bahia, na luta pelo estado democrático de direito, pela liberdade de Imprensa e expressão na jornada histórica de um entidade de 115 anos. Que novos associados venham fazer parte dessa luta. Agradeço e me coloco à disposição de todos os colegas”.
Foto: Viviane Gomes