Na atividade educacional, as crianças puderam explorar texturas, aromas e sabores
Com programação lúdica, recreativa e abastecida de alimentos saudáveis, estudantes da Escola Municipal de Educação Infantil Nailde Costa, participaram na última quarta-feira (19), de um momento de interação alimentar cheio de diversão e aprovação de sabores. Realizada pela Prefeitura de Juazeiro, por meio do Núcleo de Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), a iniciativa proporcionou uma experiência de interação com diversos alimentos considerados ideais para uma alimentação saudável, além de ter buscado identificar e trabalhar a seletividade alimentar de algumas crianças.
Com frutas como manga, melancia, mamão, abacate, goiaba, banana e maracujá à disposição, as crianças puderam explorar texturas, aromas e sabores. De olhos vendados, utilizando apenas os sentidos do tato e olfato, os alunos foram convidados a tentar descobrir qual fruta estavam manuseando. De acordo com a nutricionista Escolar da Seduc, Ilce Eulália, a experiência é muito importante para administrar, principalmente, situações de seletividade alimentar. “Essa atividade é muito interessante, porque permite que crianças seletivas, que possuem dificuldade de escolha alimentar, se permitam provar novos alimentos e descubram novos sabores e aprovações gustativas, ampliando as opções de alimentação saudável e melhorando a qualidade nutricional, colaborando ainda, para os resultados do rendimento escolar”, disse Ilce.
Ainda de acordo com Ilce a ideia de realizar essa iniciativa surgiu da sinalização de alguns pais, que compartilhavam a dificuldade dos filhos de consumir alguns alimentos naturais, “dessa forma, decidimos levar para as escolas da rede municipal de ensino, atividades lúdicas que despertassem o interesse das crianças por novos alimentos, gerando uma relação de vínculo afetivo. O universo infantil é cheio de descobertas, e nada melhor do que proporcionar isso por meio da alimentação, permitindo que a criança toque, cheire, amasse e desenvolva autonomia alimentar de forma exploratória”, concluiu Ilce.
A estudante Haila Valentina tem 5 anos de idade e aprovou a experiência. “Eu adorei essa atividade. Minha fruta preferida é manga, mas eu também gosto de abacate, e das outras frutas que a tia apresentou. Eu como tudo pra ficar forte”, comentou Haila.
Durante a realização da ação, os alunos também praticaram a alimentação saudável e fizeram degustação de todas as frutas acessíveis, com auxílio das professoras e da nutricionista escolar. Segundo a coordenadora do Núcleo de Alimentação Escolar da Seduc, Regiane Freitas, o cardápio da rede municipal de ensino é variado e selecionado de acordo com Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). “Com o apoio da gestão municipal e da Secretaria de Educação, a equipe do Núcleo de Alimentação Escolar tem desenvolvido ações pedagógicas, levando conhecimento e estimulando a alimentação saudável entre os estudantes da rede municipal de ensino. A ideia é expandir a iniciativa para que os alunos usufruam da diversidade de alimentos oferecidos no cardápio da merenda escolar, que segue todas as orientações e determinações dos órgãos reguladores”, destacou Regiane.
Fonte: ASCOM Seduc/PMJ
Foto: Pedro Ângelo – Ascom/PMJ