Municípios

Juazeiro está representada na 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

As etapas preparatórias da 17ª edição contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo Brasil.

Juazeiro elegeu quatro delegados que já estão em Brasília (DF) representando o município e o estado da Bahia na 17ª Conferência Nacional de Saúde (CNS). A etapa nacional teve início no último domingo (02) e traz o tema “Garantir direitos, defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia!”. De acordo com a organização, são mais de seis mil representantes da sociedade civil, entidades, fóruns regionais, movimentos sociais e organizações que vão debater as políticas públicas e propostas que vão nortear as ações e decisões do Governo Federal para o SUS nos próximos anos.

Com o eixo temático “O Brasil que temos. O Brasil que queremos”, os delegados Beatriz Lopes (Gestão), Josiele Ferreira (Trabalhador em Saúde), Mineia Clara dos Santos (Usuário) e Domingos Sérgio de Sousa (Usuário) participaram das plenárias nesta segunda-feira (03) e no período da tarde, dos debates. O evento vai acontecer até a próxima quarta-feira (5) no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).

A nutricionista Beatriz Lopes, gerente de assistência nutricional da Secretaria de Saúde (Sesau) / Prefeitura de Juazeiro, e que representa os gestores em saúde, informou que na etapa estadual foram debatidas cerca de 130 propostas dentro dos quatro eixos temáticos apresentados na conferência estadual e algumas foram selecionadas para a etapa nacional. “Todas as propostas apresentadas pelos municípios participantes contemplam os avanços que esperamos na saúde em geral”, avaliou.

Preparatórias

As etapas preparatórias da 17ª edição contaram com mais de 2 milhões de participantes em todo Brasil. São mais de quatro mil delegados que vão deliberar sobre 31 diretrizes e 329 propostas elaboradas em conferências municipais, estaduais e conferências livres. O resultado da etapa nacional será contemplado no próximo ciclo de planejamento da União, servindo de subsídio para a elaboração do Plano Nacional de Saúde e Plano Plurianual de 2024-2027.

Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde


Durante a conferência, o Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) CNS, vai lançar o Mapa Colaborativo dos Movimentos Sociais em Saúde. O mapa é uma plataforma coletiva e interativa que reunirá iniciativas práticas e saberes dos movimentos sociais no campo da saúde. O objetivo é que a ferramenta seja uma fonte para construção de redes colaborativas sobre políticas públicas. Os representantes dos movimentos sociais já podem cadastrar suas iniciativas e fazer parte deste projeto – movimentossociaisemsaude.net.br/node/add/cadastro_mss

Etapas regionais

No mês de março foi realizada a Conferência Municipal em Juazeiro, organizada pelo Conselho de Saúde, junto a Secretaria de Saúde (Sesau). Em junho, os delegados eleitos participaram da etapa estadual onde foram eleitos novos delegados para a etapa nacional.

Fonte: Ascom Sesau/PMJ.

Related posts

Jequié: Prefeitura inicia entrega de mochilas, classificadores, lancheiras e kits de higiene bucal aos estudantes das escolas municipais

Fulvio Bahia

Dias D’Ávila: Prefeitura lança 1º Circuito Agro em parceria com SENAR e Banco do Brasil

Fulvio Bahia

Ao atender acidente, PRF prende em Seabra foragido da justiça condenado por estupro de vulnerável

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais