MunicípiosSaúde

Juazeiro: Prefeitura otimiza fluxo de assistência aos autistas no município

Nesta terça-feira (02), é celebrado o Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo. A data foi criada pela ONU em 2007, para promover conhecimento sobre o espectro autista, bem como sobre as necessidades e os direitos das pessoas autistas. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), tem investido em ações para garantir a oferta de assistência multiprofissional para crianças com autismo.

O autismo é um transtorno do neurodesenvolvimento que pode se caracterizar pelo desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social. “As pessoas com autismo podem apresentar alterações no âmbito do neurodesenvolvimento, déficit em relação à comunicação e implicações relacionadas às habilidades sociais. A seletividade alimentar também pode aparecer em muitos dos casos”, citou a gerente do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSij), Laila Angélica.

Para cuidar das crianças com autismo é preciso ter uma rede ampliada. O processo de diagnóstico, quando se trata de casos mais leves, pode ser feito na Atenção Básica de Saúde, já se tratando de casos severos e persistentes, comprometendo a autonomia e independência desses pacientes, eles são encaminhados ao CAPSij.

“Nosso serviço é de porta aberta, mas também recebemos encaminhamentos das UBSs, escolas e demais pontos onde crianças e adolescentes circulam. Nossa equipe multiprofissional é formada por duas médicas psiquiatras, psicopedagoga, nutricionista, entre outros profissionais, que acolhem crianças, adolescentes e seus pais. A partir do diagnóstico, criamos um plano de cuidados com terapias individuais e em grupo”, explicou a gerente, Laila Angélica.

O CAPSij fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 07, bairro Country Club. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.

CIPTEA

A Secretaria de Saúde também já vem realizando a produção e distribuição das Carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). O documento foi instituído no município através da Lei 3.118/ 2023 e garante direitos como a prioridade no atendimento e acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social. Mais de 400 carteiras já foram distribuídas para crianças e adultos, independentemente do grau de autismo.

Novo equipamento

A Sesau, com o apoio do deputado Jordávio Ramos, está trabalhando pela implantação de um espaço transdisciplinar especializado no atendimento de pacientes com TEA e outros transtornos. Profissionais de diversas áreas trabalharão conjuntamente para obter um desenvolvimento pleno de seus pacientes.
A reforma do imóvel que abrigará o projeto já foi iniciada, como também o processo de contratação dos profissionais que prestarão assistência.

Fonte: SECOM PMJ
Foto: Divulgação


Related posts

O “Metrô Folia”, da CCR Metrô Bahia, já começou e vai garantir a diversão dos clientes nos dias do carnaval

Fulvio Bahia

Paulo Afonso: Seduc, PM e GCM criam estratégias para fortalecer a cultura de paz e segurança nas escolas

Fulvio Bahia

Feira do Homem acontecerá nos dias 18 e 19 na Arena Fonte Nova

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais