MulherMunicípiosSaúde

Juazeiro: Prefeitura garante condições para planejamento familiar com acesso a métodos contraceptivos na rede pública de saúde

As mulheres interessadas passam primeiro pelo médico na UBS para serem encaminhadas para atendimento no Consultório Ginecológico da Policlínica Municipal

O planejamento familiar é um direito estabelecido em lei, fundamental para a manutenção da saúde física e mental, tanto dos pais, quanto dos filhos. A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), facilita o acesso a métodos contraceptivos na rede municipal de saúde para garantir o exercício do direito ao planejamento.

“O planejamento familiar é dar à família o direito de ter quantos filhos quiser, no momento mais conveniente. Nossas equipes estão à disposição, nas Unidade Básicas de Saúde, para acolher e orientar a população sobre todos os métodos contraceptivos, como também o auxílio à concepção, que inclui o atendimento pré-natal, a assistência ao parto e ao puerpério. Sempre respeitando a liberdade de escolha das pessoas”, comentou a Diretora de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna dos Santos Evangelista.

Métodos contraceptivos disponibilizados na rede


A rede municipal de saúde de Juazeiro oferece uma série de métodos contraceptivos seguros e com eficácia cientificamente comprovada que são indicados pelas equipes de saúde, levando em consideração alguns fatores como, idade e condições de saúde, por exemplo.

Métodos orais e injetáveis

A população tem acesso, nas UBS´s do município, a preservativos (camisinhas) masculinas e femininas, pílulas de uso diário e do “Dia Seguinte”, contraceptivos injetáveis mensais e trimestrais.

Dispositivos intrauterinos (DIUs) – é uma pequena estrutura em formato de T que é inserida no interior do útero da mulher e tem um período longo de eficiência.

As mulheres interessadas passam primeiro pelo médico na UBS para serem encaminhadas para atendimento no Consultório Ginecológico da Policlínica Municipal. Após avaliação, o procedimento para inserção é agendado.

Cirurgia de Laqueadura

A Lei 14.443 de 2022, alterou alguns pré-requisitos para esterilização voluntária, entre eles a redução de 25 para 21 anos e não será mais necessário a autorização do cônjuge para fazer o procedimento.

Em Juazeiro, a paciente procura a sua UBS de referência, onde o médico fará o encaminhamento ao psicólogo e ao ginecologista cirúrgico. A guia será marcada na Sesau, no setor de cirurgia. Após exames e laudo médico, a paciente retornará com os seguintes documentos: certidão de nascimento dos filhos, certidão de casamento (se houver), termo de consentimento (reconhecido firma em cartório), RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência (atualizado), cartão família (mesmo endereço do comprovante de residência), exames pré-operatórios (ECG com parecer cardiológico, USG, exames laboratoriais e preventivo). A laqueadura será agendada posteriormente no Hospital São Lucas, unidade conveniada à secretaria.

Fonte: ASCOM PMJ
Fotos: Luan Medrado

Related posts

Lauro de Freitas: Secretaria de Saúde faz alerta sobre a gripe aviária

Fulvio Bahia

Para zerar estoque, Salvador terá vacinação contra a dengue nesta segunda (22)

Fulvio Bahia

Impedido de fazer quimioterapia por falta de registro civil, homem inicia tratamento após intervenção da Defensoria

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais