ImpostoMunicípios

Juazeiro: Prefeitura implementa mudanças na TFF e alvará de funcionamento para facilitar processo de arrecadação dos contribuintes

A principal mudança é que agora a TFF será lançada por declaração, ou seja, os contribuintes deverão fazer a declaração através do portal do contribuinte

Visando facilitar o processo de arrecadação dos comerciantes, empresários e profissionais autônomos, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria da Fazenda (SEFAZ), implementou novas mudanças em relação à Taxa de Fiscalização e Funcionamento (TFF) e o alvará de funcionamento. As atualizações foram realizadas pela Lei Complementar 56/2021 e têm como objetivo tornar o processo mais fácil e acessível para os contribuintes.

A principal mudança é que agora a TFF será lançada por declaração, ou seja, os contribuintes deverão fazer a declaração através do portal do contribuinte (http://nfse.juazeiro.ba.gov.br/nfsePmJuazeiro/) até o dia 28/04/2023. A nova metodologia de cálculo da TFF também já está prevista para ser feita a partir do dia 18/04/2023 para todos os contribuintes que já tiverem feito a declaração. Para aqueles que ainda não fizeram, a disponibilidade para impressão estará disponível em no máximo um dia útil após a declaração.

Segundo o diretor de fiscalização, Romeson Rojas, para obter o alvará de funcionamento em Juazeiro, é necessário pagar a TFF. “Essa taxa financia o serviço de fiscalização prestado pelo município. No entanto, devido a atrasos no lançamento da TFF, estamos seguindo um processo específico para emitir os alvarás. Vale lembrar que o alvará de funcionamento é uma licença emitida pelo município que autoriza o estabelecimento a funcionar nas condições especificadas no documento, como horário e local”, explicou.

Até que ocorra o lançamento da TFF, a Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (SEMAURB) estará emitindo o alvará provisório, com validade até o dia 31/05/2023. Para isso, basta que o contribuinte apresente o comprovante da declaração da TFF.

Aqueles que efetuarem a declaração para lançamento da TFF 2023 receberão a notificação por e-mail quando o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) da taxa estiver disponível para impressão e pagamento no portal do contribuinte. No entanto, após o lançamento da TFF, só será possível a emissão do alvará definitivo mediante comprovação da declaração e pagamento da taxa.

O alvará definitivo emitido em 2023 terá validade até o dia 31/03/2024. Essas mudanças visam facilitar o processo de arrecadação e garantir que os contribuintes cumpram com suas obrigações de forma clara e objetiva.

Fonte: ASCOM PMJ

Related posts

Mais de 23 mil famílias serão beneficiadas com a maior entrega de Cestas Natalinas da história de Candeias

Fulvio Bahia

Luís Eduardo Magalhães: A cidadania cresceu na mesa de 1.500 famílias com o Programa Cesta Cidadã

Fulvio Bahia

Jitauna: Prefeitura apresenta grade de atrações para o São Pedro 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais