Ação SocialMunicípiosSaúde

Juazeiro: Prefeitura promove ações de conscientização sobre hepatites virais no Julho Amarelo

No mês de luta contra as hepatites virais, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu uma série de atividades de conscientização sobre a doença, direcionadas à população e aos profissionais da saúde. Na manhã do último sábado (29), a programação foi encerrada com a oferta de testes rápidos para detecção das hepatites, no Mercado Joca de Souza.

As equipes do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) iniciaram as ações no Mercado do Produtor, no dia 28 de julho, com a realização de testes rápidos, distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas a respeito das hepatites. A atividade foi replicada no Mercado Joca de Souza durante a edição do “AMA Cuida”.

O projeto, realizado pela Autarquia Municipal de Abastecimento, contou com o apoio da Sesau, que disponibilizou serviços de saúde como aplicação de doses da vacina bivalente de Covid e atendimentos odontológicos, através da Unidade Móvel Odontológica, para permissionários e clientes.

Foram realizados cerca de 400 testes nos dois mercados. A vendedora Edna Oliveira aproveitou um intervalo do trabalho para fazer o teste e aprovou a ação. “Muito boa a iniciativa de trazerem a testagem aqui para o Joca de Souza. Conversei com o pessoal que me explicou sobre a doença, e principalmente sobre a prevenção”, comentou.

Capacitação

Entre os dias 25 e 27 de julho, aconteceu uma atualização sobre as hepatites para os profissionais da Atenção Básica do município. “Durante o treinamento foi apresentado o perfil epidemiológico das hepatites virais no município de Juazeiro. As orientações sobre o manejo clínico da doença ficou a cargo da médica Juliana Medeiros.” explicou o gerente do CIDHA, Adeilton Junior.

Hepatites Virais

A hepatite é uma inflamação do fígado, causada por vírus, que tem cura, mas se não tratada pode levar até a morte. Os sintomas costumam ser silenciosos na fase inicial da doença, por isso os médicos recomendam a testagem periódica. As hepatites virais podem ser prevenidas através da vacinação, uso de preservativos em relações sexuais e cuidados com objetos cortantes.

Tratamento na rede pública de Juazeiro

Os pacientes diagnosticados com hepatites são acolhidos pelo Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA). “Os pacientes recebem acompanhamento médico especializado e as medicações necessárias para tratar a doença. Atualmente, cerca de 200 pessoas estão em tratamento conosco”, disse o gerente da unidade, Adeilton Junior.

Os testes rápidos também são oferecidos pelo CIDHA, que funciona no Centro de Saúde III, na Orla, no bairro Angari, das 8h às 17h.

Fonte / Foto: SECOM PMJ

Related posts

Sábado da Vacina: Saúde aplica imunizante contra Influenza e dengue em 41 pontos de Salvador

Fulvio Bahia

Governo do Estado envia medicamentos, insumos e ambulâncias para municípios afetados pelas chuvas

Fulvio Bahia

Obras de Infraestrutura beneficiarão mais de 615 mil moradores de Feira de Santana

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais