No mês de luta contra as hepatites virais, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), promoveu uma série de atividades de conscientização sobre a doença, direcionadas à população e aos profissionais da saúde. Na manhã do último sábado (29), a programação foi encerrada com a oferta de testes rápidos para detecção das hepatites, no Mercado Joca de Souza.
As equipes do Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA) iniciaram as ações no Mercado do Produtor, no dia 28 de julho, com a realização de testes rápidos, distribuição de material informativo e esclarecimento de dúvidas a respeito das hepatites. A atividade foi replicada no Mercado Joca de Souza durante a edição do “AMA Cuida”.
O projeto, realizado pela Autarquia Municipal de Abastecimento, contou com o apoio da Sesau, que disponibilizou serviços de saúde como aplicação de doses da vacina bivalente de Covid e atendimentos odontológicos, através da Unidade Móvel Odontológica, para permissionários e clientes.
Foram realizados cerca de 400 testes nos dois mercados. A vendedora Edna Oliveira aproveitou um intervalo do trabalho para fazer o teste e aprovou a ação. “Muito boa a iniciativa de trazerem a testagem aqui para o Joca de Souza. Conversei com o pessoal que me explicou sobre a doença, e principalmente sobre a prevenção”, comentou.
Capacitação
Entre os dias 25 e 27 de julho, aconteceu uma atualização sobre as hepatites para os profissionais da Atenção Básica do município. “Durante o treinamento foi apresentado o perfil epidemiológico das hepatites virais no município de Juazeiro. As orientações sobre o manejo clínico da doença ficou a cargo da médica Juliana Medeiros.” explicou o gerente do CIDHA, Adeilton Junior.
Hepatites Virais
A hepatite é uma inflamação do fígado, causada por vírus, que tem cura, mas se não tratada pode levar até a morte. Os sintomas costumam ser silenciosos na fase inicial da doença, por isso os médicos recomendam a testagem periódica. As hepatites virais podem ser prevenidas através da vacinação, uso de preservativos em relações sexuais e cuidados com objetos cortantes.
Tratamento na rede pública de Juazeiro
Os pacientes diagnosticados com hepatites são acolhidos pelo Centro de Informação em ISTs, HIV/Aids e Hepatites Virais (CIDHA). “Os pacientes recebem acompanhamento médico especializado e as medicações necessárias para tratar a doença. Atualmente, cerca de 200 pessoas estão em tratamento conosco”, disse o gerente da unidade, Adeilton Junior.
Os testes rápidos também são oferecidos pelo CIDHA, que funciona no Centro de Saúde III, na Orla, no bairro Angari, das 8h às 17h.
Fonte / Foto: SECOM PMJ