Ação SocialInclusão SocialMunicípiosSaúde

Juazeiro: Prefeitura realiza projeto junto a crianças e adolescentes atendidos no CAPSi

Com o objetivo de desenvolver atividades psicossociais com crianças e adolescentes com Transtornos de Neurodesenvolvimento (TEA, D.I, TDAH, outros), além dos ‘muros’ do Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (CAPSi), a Prefeitura de Juazeiro através da Secretaria de Saúde (Sesau), criou o Projeto Sócio Cultural ‘Luneta’ que está realizando atividades integrativas com os usuários do CAPSi até o mês de dezembro de 2023.

De acordo com a Diretora de Saúde Mental de Juazeiro, Ana Ires Almeida, a proposta inclui a inserção dos participantes em pontos sócio culturais da cidade, “onde possam desenvolver novas habilidades e permanecerem incluídos comunitariamente. O projeto também orienta famílias e acompanhantes a sustentarem a permanência dessa inserção comunitária frequentando de forma regular os serviços apresentados pelo projeto, com o objetivo maior em orientar a redução do tempo de telas (celular, tablets, computador), a aquisição de habilidades sociais e a sociabilização de nossas crianças e adolescentes, pacientes do CAPSi de Juazeiro”, destacou a diretora.

O projeto foi idealizado pelo assistente social da rede, Francis Almeida, que descreve a concepção do plano e seus objetivos. “Tem esse nome porque se propõe a aumentar a visão das crianças, adolescentes e seus familiares sobre a dimensão do território que vivem, e sobre as coisas que podem ser praticadas, vivenciadas, dentro do espaço da cidade onde se vive. As crianças são conduzidas a espaços sócio culturais da cidade de Juazeiro, onde elas são imersas em atividades sociais, culturais, ambientais e de esporte pra que elas possam passar pelo atendimento psicossocial em um ambiente urbano”, detalhou o assistente social.

Cronograma


No início de agosto já estão programadas atividades que serão desenvolvidas no Espaço Plural da Univasf de Juazeiro. E na segunda quinzena, as crianças e adolescentes vão participar de uma aula de natação no SESI/BA.


Em julho o grupo participou de atividades no Museu Regional do São Francisco, na Biblioteca Municipal Professor Aristóteles Pires de Carvalho, Espaço Plural da Univasf, Instituo Federal Baiano – IFBA, Fundação Lar Feliz (aula de música) e uma caminhada coletiva na Orla de Juazeiro.

CAPSi


O CAPSi de Juazeiro fica localizado na Rua Almirante Tamandaré, nº 177, bairro Country Club e atende cerca de 700 crianças e adolescentes no município. O centro realiza o tratamento desse grupo de usuários que apresentam prioritariamente intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida. Esta modalidade é indicada para municípios ou regiões com população acima de 70.000 (setenta mil) habitantes.

Fonte: SECOM PMJ
Foto: Ronnyeverton Pacheco – Fundação Lar Feliz.

Related posts

NOVA DATA: Mobilização chama atenção para prevenção a acidentes com animais no trânsito em Salvador

Fulvio Bahia

Saúde atendeu mais de 1,4 milhão de pessoas em vulnerabilidade em 2023

Fulvio Bahia

Artistas de hip hop distribuem brinquedos e promovem batalha de rima em Itinga

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais