MunicípiosSaúde

Juazeiro: Profissionais da Prefeitura participam de capacitação sobre sistema para o monitoramento das ações de atenção à saúde do trabalhador

Além de Juazeiro, os municípios de Curaçá, Casa Nova, Uauá, Campo Alegre de Lurdes, Sento Sé e Remanso também participaram da formação.

Na manhã da última segunda-feira (27), profissionais do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Juazeiro (Cerest) participaram de uma capacitação sobre o Sistema de Informações para o Monitoramento das Ações de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (SIVAST). O sistema foi desenvolvido pelo Núcleo de Informação em Saúde do Trabalhador (NISAT), Coordenação de Gestão da Rede Estadual de Saúde do Trabalhador (COGER) e pela Coordenação de Planejamento (COPLAN), para sistematizar as informações sobre acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Profissionais do Cerest como, fisioterapeuta, médico do trabalho, psicóloga, assistente social, enfermeira do trabalho, entre outros, participaram da formação oferecida pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast), ligada ao Ministério da Saúde, em parceria com a Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador (DIVAST) e do Núcleo Regional de Saúde Norte (NRBS).

“O treinamento é para registro e envio dos relatórios mensais, a fim de alimentar o SIVAST e arquivar os dados levantados em tempo real.  Esse processo se divide em três partes: relatório de inspeções das condições e melhorias dos processos dos  ambientes de trabalho, relatório da situação de saúde do trabalhador, como, porque e onde a população mais adoece, tipos de atividades que mais adoecem, acidentes e fatores de riscos  e educação popular, através de eventos programados para conscientização dos  trabalhadores e população em geral, quanto o surgimento e as gravidades das doenças regionais, estaduais e nacionais” explicou o gerente do Cerest, Célio Roberto.

Além de Juazeiro, os municípios de Curaçá, Casa Nova, Uauá, Campo Alegre de Lurdes, Sento Sé e Remanso também participaram da formação.

Fonte / Foto: ASCOM PMJ

Related posts

Justiça determina reparos nos terminais marítimos de Morro de São Paulo e Gamboa do Morro

Fulvio Bahia

Entenda o que é a síndrome de Patau, condição genética rara e grave

Fulvio Bahia

Barreiras: Secretário de Segurança se reúne com delegados da Polícia Federal para alinhar estratégias de colaboração na proteção das escolas no município

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais