No Programa Saúde nas Escolas, a Seduc realiza o levantamento das unidades escolares prioritárias e a Sesau articula estratégias para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar
As equipes de saúde da família de Juazeiro seguem realizando estratégias de promoção e prevenção à saúde para além das Unidades Básicas (UBSs). Uma das estratégias é o Programa Saúde nas Escolas (PSE), uma parceria entre as Secretarias de Saúde (Sesau) e de Educação e Juventude (Seduc). A proposta do programa é promover ações de saúde com orientações e busca ativa no ambiente escolar.
A diretora de Atenção Básica da Sesau, Pollyanna Evangelista, destacou que são realizadas entre 9 a 12 ações de saúde ao longo do ano. “Esse mês de abril estamos realizando a atualização do calendário vacinal. No próximo mês, em maio, a ação será com base na prevenção de violência. As nossas equipes de saúde já fizeram em abril quase o total das escolas que estavam na estratégia do mês”, destacou a diretora de Atenção Básica da Sesau.
No Programa Saúde nas Escolas, a Seduc realiza o levantamento das unidades escolares prioritárias e a Sesau articula estratégias para a melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar. “A gente tem a oportunidade de fazer orientações, conscientização a este público como prevenção de uso de álcool e outras drogas, prevenção da violência, dos acidentes, orientações nutricionais. Trabalhamos também a prevenção dos principais problemas de saúde. É um momento muito oportuno para que a gente possa descentralizar as ações, realizando a promoção à saúde não apenas nas UBSs, mas extramuros, como no ambiente escolar”, explicou Pollyanna Evangelista.
Na última quinta-feira (13) a equipe da UBS Alagadiço e estagiários da Unibras desenvolveram o programa na Escola Nossa Senhora das Grotas, onde fizeram a avaliação da situação vacinal das crianças e levaram de forma lúdica a temática da violência. Na última quarta-feira (12) a Escola CSU recebeu a equipe para uma atualização da caderneta vacinal.
Fonte / Foto: SECOM PMJ