BahiaCampeonatoEsporte

Judô: Brasil brilha no Open da Bahia e fecha evento com 50 medalhas

Chile, México e Estados Unidos também subiram ao pódio com medalhas de prata e bronze.

O judô brasileiro dominou todas as 14 categorias em disputa do Open Pan-Americano da Bahia, que aconteceu em Lauro de Freitas, neste final de semana. Em casa, a delegação nacional formada por 105 judocas faturou 50 medalhas e liderou com folga o quadro geral de medalhas. O Chile teve uma prata, México e Estados Unidos ficaram com uma prata cada.  

+RESULTADO FINAL 

Ao todo, 121 atletas de 8 países participaram das disputas na Arena de Esportes da Bahia. O evento valeu 200 pontos no ranking de classificação para os Jogos Pan-Americanos de Santiago e 100 pontos no ranking internacional da FIJ, classificatório para Paris 2024.  

“O evento foi bastante satisfatório. O nível técnico ficou bastante concentrado, então todas as lutas foram bastante disputadas e traz essa competitividade interna que fortalece ainda mais e prepara nossos atletas ainda melhor. Obviamente, quando você traz um evento internacional para o Brasil você oportuniza mais os nossos atletas e também traz pontuação importante tanto para o ranking olímpico, quanto para o ranking pan-americano. E, para alguns atletas, foi determinante para a classificação para Santiago”, avaliou Marcelo Theotônio, gerente de alto rendimento da CBJ.  

+GALERIA DE FOTOS 

Um dos atletas que aproveitou bem a oportunidade foi Daniel Cargnin, que usou o Open da Bahia estrategicamente para seu retorno gradual às competições depois de passar por uma cirurgia que o afastou dos tatames desde abril. Com o título do Open, ele pôde retomar o ritmo de competição visando à preparação para o World Masters e ainda faturou 200 pontos importantes para ficar em posição mais confortável na classificação para Santiago.  

“O primeiro sentimento é de felicidade e gratidão por estar fazendo o que eu mais gosto. Eu saí com essa medalha de ouro, mas sei que ainda tenho muita coisa para corrigir. Eu enfrentei algumas dificuldades durante a competição, o que é normal. Mas, eu sei que eu tenho condição de melhorar, eu espero mais de mim, tenho potencial para mais. É um sentimento de felicidade, mas amanhà eu vou correr atrás para estar entre os melhores do mundo em breve”, comentou Cargnin, que elogiou a estrutura montada na Bahia para esse evento. “Estava incrível, acho que nível de Grand Slam para cima. O Brasil merece isso. E, para quem quer medalhar numa Olimpíada, lutar em casa, botar realmente à prova a posição de ser o melhor brasileiro é importante. Eu botei a cara aqui e mostrei porque sou o número um do Brasil”, concluiu.  

No último domingo, último dia de competição foram definidas categorias mais pesadas (81kg, 90kg, 100kg, +100kg, 70kg, 78kg e +78kg). Destaque para os campeões João Pedro Macedo (81kg), Gustavo Assis (90kg), André HUmberto (100kg), Juscelino Nascimento Jr (+100kg), Luana Carvalho (70kg), Millena Silva (78kg) e Ana Júlia Damasceno (+78kg). 

O Tour Pan-Americano de Judô continua até o Open de Lima, no Peru, nos dias 22 e 23 de Julho, fechando a classificação para o Pan. O Brasil terá atletas neste evento, mas a equipe principal seguirá em programação específica de treinamentos internacionais para o World Masters, que será de 04 a 06 de agosto, na Hungria, sendo o segundo evento mais importante do calendário IJF no ano.  

Campeões Open Bahia 2023

48kg – Aléxia Nascimento (BRA)
52kg – Jéssica Pereira (BRA)
57kg – Gabrielle Gonzaga (BRA)
63kg – Nauana Silva (BRA)
70kg – Luana Carvalho (BRA)
78kg – Millena Silva (BRA)
+78kg – Ana Júlia Damasceno (BRA)

60kg – Michel Augusto (BRA)
66kg – Nicholas Santos (BRA)
73kg – Daniel Cargnin (BRA)
81kg – João Pedro Macedo (BRA)
90kg – Gustavo Assis (BRA)
100kg – André Humberto (BRA)
+100kg – Juscelino Nascimento Jr (BRA)  

Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Foto: Anderson Neves/ CBJ

Related posts

Cafés premiados da Chapada Diamantina estarão na cafeteria da agricultura familiar na Bahia Farm Show 2023

Fulvio Bahia

Clube de Desconto têm ofertas especiais para o Dia dos Pais

Fulvio Bahia

Parceria entre SEC, SAEB e TRE leva atendimento eleitoral aos estudantes da rede estadual

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais