BrasilEsporteInternacional

Judô: Brasil para na Turquia e fica em quinto lugar no Mundial Sub-18 por equipes mistas

Seleção brasileira juvenil chegou à disputa pelo bronze, no último domingo, 27, mas medalha escapou em derrota por 4 a 1 para turcos.

A seleção brasileira juvenil de judô ficou muito perto do terceiro pódio no Mundial Sub-18, que acontece em Zagreb, Croácia. No último domingo (27), aconteceram as disputas por equipes mistas. O time brasileiro lutou pelo bronze, mas perdeu de quatro a um para a Turquia, terminando a competição em quinto lugar. 

Nas preliminares, o Brasil venceu a Romênia por quatro a dois, com vitórias de  Alexandre Albano II (+81kg), Nicole Marques (48kg), Sophia Câmara (63kg) e Dandara Camilo (+63kg).

Nas quartas-de-final, a seleção encarou o Japão e chegou muito perto da vitória. Rio Hatayama venceu Nicole Marques na primeira luta, mas Bruno Nóbrega e Sophia Câmara viraram o placar com vitórias sobre Fuku Yamamoto e Yuri Shimizu em revanche da brasileira, que perdeu a final do individual no 63kg para a japonesa. 

O Japão reagiu com vitórias de Ryota Nakada (81kg) sobre Lucas Ribeiro e de Tomoka Inoue (+63kg) sobre Dandara Camilo. 

Mas, o Brasil foi buscar o empate, com Alexandre Albano II (+81kg), que venceu Nozomu Miki e levou a decisão para o desempate. O sorteio colocou Albano no tatame novamente. Mas, dessa vez, o japonês levou a melhor e o Brasil foi à repescagem. 

O time brasileiro conseguiu manter a concentração e liquidou a Croácia por quatro a zero, com vitórias de Bruno Nóbrega, Sophia Câmara, Lucas Ribeiro e Dandara Camilo.

Na luta pelo bronze, contudo, o Brasil não conseguiu superar a forte equipe turca, que contou com o campeão mundial dos pesados Ibrahim Tataroglu e com vice-campeã do 70kg, Tuana Gulanay. 

Pelo lado brasileiro, Sophia Câmara foi o maior destaque, conseguindo marcar a única vitória do Brasil no confronto – ippon contra Hilal Akyildiz – e fechou sua participação nesse Mundial com apenas uma derrota, na final do individual. 

A Turquia fez os quatro pontos seguidos com vitórias de Emir Salim Ari (81kg) sobre Lucas Ribeiro por hansokumake (diving); Tuana Gulenay (+63kg) sobre Dandara Camilo por Waza-ari; Ibrahim Tataroglu (+81kg) contra Luiz Antonio Oliveira, por ippon; e Gizem Dincer (48kg) sobre Nicole Marques, por ippon. 

Com o resultado da equipe, o Brasil fechou sua participação no Mundial de Zagreb com duas medalhas – um ouro de Clarice Ribeiro (44kg) e a prata de Sophia Câmara (63kg) – dois quintos lugares, de Antonio Rocha (73kg) e Rafaela Rodrigues (52kg), além do sétimo lugar de Victor Hugo Silva (50kg).  No quadro geral, país ficou em sexto lugar.

O Brasil, portanto, melhorou o desempenho em comparação ao último mundial da classe. Em 2022, foram duas pratas, de Bianca Reis (57kg) e Gabriel dos Santos (+90kg), e dois quintos, de Antonio Medeiros Neto (73kg) e Jesse Barbosa (90kg), ficando em 13º lugar no quadro geral. 

A equipe retornará ao Brasil para continuar a preparação para os próximos desafios. Em setembro, a seleção ainda participará do Campeonato Pan-Americano Sub-18, em Calgary, Canadá. 

Fonte: CBB
Foto: Tamara Kulumbegalashvili/IJF

Related posts

Com apoio da Sudesb, trio de atletas representa a Bahia no Mundial de Ginástica Aeróbica

Fulvio Bahia

Defensorias da BA e do RS protocolam notícia-crime e pedem cassação de vereador por fala xenofóbica contra baianos, em Caxias do Sul

Fulvio Bahia

UFC 290: Pantoja vence Moreno e recupera cinturão para o Brasil

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais