No último dia do Mundial de judô, em Doha, a seleção brasileira fez um duelo equilibrado com a Geórgia e, no detalhe, acabou derrotada pelo placar de 4 a 3 na disputa por equipes mistas. O ponto final foi marcado pelo campeão mundial Luka Maisuradze, que venceu Rafael Macedo com um wazari na luta extra.
Na primeira, das seis lutas regulamentares, Beatriz Souza (+70kg) venceu Sophio Somkshivili nas punições. Em seguida, Rafael Silva (+90kg) perdeu, da mesma forma, para Guram Tushishvili.
Rafaela Silva (57kg) voltou ao tatame para seu último ato com o backnumber vermelho de campeã mundial e não decepcionou. Ippon rápido contra Eteri Liparteliani e Brasil na frente.
Em escalação estratégica, Willian Lima “subiu” de peso para tentar surpreender Lasha Shavdatuashvili e, por muito pouco, não levou a vitória nas punições. Com dois shido para cada, o georgiano encaixou um golpe e marcou o wazari no golden score. Tudo igual, novamente.
Ketleyn Quadros também “forçou” no 70kg e, dessa vez, deu certo. Venceu Eter Askilashvili com dois wazari para garantir o terceiro ponto brasileiro.
No último combate, Rafael Macedo 90kg encarou Maisuradze, que conseguiu dois waza-ari para salvar a Geórgia e forçar a luta extra.
O sorteio reconduziu os dois ao tatame e o brasileiro voltou melhor. Forçou duas punições, acertou ataques que quase pontuaram, mas se desgastou e o georgiano aproveitou um contra-golpe para marcar o waza-ari e dar a vitória à Geórgia.
Fonte / Foto: CBJ