Competição nacional deu 180 pontos no ranking sub-18 e campeões se aproximam da pontuação mínima para garantir vaga no Mundial.
Para os atletas, o Campeonato Brasileiro foi um importante passo rumo ao Campeonato Mundial Sub-18, que acontecerá de 23 a 27 de agosto, em Zagreb, na Croácia. O campeão brasileiro garante 180 pontos no ranking nacional sub-18 utilizado como critério de classificação para o Mundial cadete.
Para Sophia Câmara (63kg), que já garantiu duas medalhas em estágios internacionais neste ano, o título brasileiro veio para dar mais experiência e aproximá-la ainda mais do sonho do Mundial.
“Isso é resultado de superação, porque nós atletas sabemos que é difícil, todos os dias, lutar pelo o que a gente quer. Hoje peguei uma chave dura e gostei do desenvolvimento e desempenho que tive na competição. Em cada luta tive uma experiência e estratégias diferentes, me saí bem e dei um grande passo para o meu principal objetivo, que é a classificação para o Mundial”, disse Sophia, que foi prata em na República Tcheca e bronze na Polônia neste ano.
No masculino, outro destaque foi o paranaense Alexandre Albano II, que também conquistou o bronze na República Tcheca neste ano e sagrou-se campeão brasileiro sub-18 neste final de semana.
“Tenho trabalhado bem tanto no Sub-18, quanto no Sub-21. Eu vinha batendo na trave no Campeonato Brasileiro, mas neste ano os resultados vieram e lutar lá fora tem me ajudado a evoluir no tatame. Meu campeonato hoje foi muito forte, peguei uma chave muito difícil e todos meus adversários foram difíceis. Sinto que hoje estou muito melhor que ontem e que posso concluir meus objetivos”, projeta Albano.
Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Carol Brandão/CBJ