Eric Takabatake (66kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Giovanna Santos (+78kg) foram campeões; Vinícius Ardina (73kg) e Vinícius Panini (81kg) ficaram com bronze.
O judô brasileiro subiu ao pódio cinco vezes no Open Pan-Americano de Córdoba, na Argentina, no último final de semana, conquistando três ouros e duas medalhas de bronze.
Eric Takabatake (66kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Giovanna Santos (+78kg) foram campeões; Vinícius Ardina (73kg) e Vinícius Panini (81kg) ficaram com bronze. Eduarda Rosa (70kg) também chegou à disputa pelo bronze, mas foi vencida por Melissa Meyers (EUA) e ficou em quinto lugar.
Takabatake venceu Ivan Gomes (ARG), Matias La Cuadra (ARG) e Lenin Preciado (ECU) para ser campeão. Já Leo Gonçalves passou por Santiago Morales (ARG) e Rafael Romo (CHI) para ficar com a medalha de ouro.
O terceiro ouro do Brasil veio com Giovanna Santos, que superou Brisa Suarez (ARG) e Amanda Bredeston (ARG).
Ardina conquistou o bronze ao vencer Ian Kukyta (ARG). Nas preliminares, ele passou por Thomas Hernandez (CHI) e caiu para Jack Yonezuka (EUA), que foi campeão da categoria.
Panini (81kg), por outro lado, venceu Gonzalo Martin (ARG) e perdeu para Tomas Morales (ARG), na semifinal. Na luta pelo bronze, o brasileiro superou Agustin Gil (ARG).
Classificação para os Jogos Pan-Americanos Santiago 2023
O circuito de Open Pan-Americano neste ano ganhou um valor a mais, além dos 100 pontos no ranking olímpico. É que a Confederação Pan-Americana de Judô criou um ranking pan-americano classificatório para os Jogos Pan-Americanos de Santiago e as etapas de Open valem até 200 pontos nesse ranking.
O Campeonato Pan-Americano de Lima 2022 e o Open Pan-Americano de Guayaquil 2023 são as etapas que dão mais pontos, 500 ao campeão. Serão consideradas apenas as 4 melhores pontuações de cada atleta. Os 9 melhores ranqueados se classificam para os Jogos de Santiago.
Pelo calendário CPJ, haverá mais três etapas classificatórias para Santiago até o fechamento do ranking: Open de Guayaquil, Open da Bahia e Open de Lima.
Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Divulgação