Brasileiro venceu duas lutas e caiu diante do francês Walide Khyar
A Seleção Brasileira de Judô teve Willian Lima (66kg) como único representante no segundo dia do Campeonato Mundial de Doha. Na manhã da última segunda-feira (08), o peso meio-leve venceu duas lutas e chegou às oitavas de final da competição, parando diante do francês Walid Khyar. Esta foi sua segunda participação em Mundiais e a campanha se igualou à de Tashkent 2022, onde também caiu na mesma rodada.
“Acho que a diferença do primeiro Mundial para esse foi que eu busquei mais a vivência de atletas experientes. Conversei bastante com a Rafa, com o Leandro (Guilheiro) e com a Sarah (Menezes). Acho que ter conversado com eles me deu uma sensação de ‘é só fazer o que eu sei, o que eu treinei e o que estou pronto’. Infelizmente hoje a medalha não veio, mas esse curto período de preparação que eu tive, já que o Mundial deu uma adiantada, me deu confiança no processo. Acho que tudo que está acontecendo é para me dar mais experiência para chegar nas Olimpíadas e trazer uma medalha”, analisou.
Willian começou o dia vencendo seu primeiro confronto por fusen gachi, já que Ramazan Kodzharov, do Bahrein, falhou na pesagem e foi cortado da competição. Na rodada seguinte, enfrentou Nurali Emomali, do Tajiquistão, e impôs muito volume de luta, conseguindo um waza-ari e, logo em seguida, a terceira punição ao adversário. Nas oitavas contra Khyar, adotou a mesma estratégia de volume e conseguiu forçar duas punições ao francês, mas, aos quatro minutos de golden score, foi projetado em waza-ari e encerrou sua participação individual. Ele voltará a competir no próximo domingo (14), na disputa por equipes mistas.
“Tem alguns dias até a competição por equipes e já estou estudando os adversários que possam vir. Acho que nossa equipe tem a total condição de estar no lugar mais alto do pódio e estou focado nisso. Acabou a competição individual, mas na competição por equipe vou estar dando meu máximo e tudo de mim como sempre. Vamos buscar essa medalha”, disse Willian.
As disputas individuais em Doha seguem nesta terça-feira (09) e a Seleção Brasileira terá duas representantes nos tatames. Rafaela Silva (57kg), atual campeã mundial, entrará para defender seu título e Jéssica Lima (57kg), que vem de um bronze no Grand Slam de Antalya, tentará conquistar sua primeira medalha em Mundiais.
As prelimirares começarão às 4h30 (horário de Brasília) e as finais serão a partir de 12h. O Canal Olímpico do Brasil e o judo.tv transmitem as preliminares. O SporTV e a Cazé TV (youtube) transmitem as finais.
Fonte: ASCOM CBJ
Foto: Tamara Kulumbegashvili/IJF