Ação SocialBahiaPrefeitura Municipal de SalvadorSaúdeSUS

Julho Amarelo: Saúde promove ações de diagnóstico e tratamento às hepatites virais 

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) intensifica, na última semana do mês de julho, a importância de prevenir, diagnosticar e tratar a população acometida pelas hepatites virais, em alusão à campanha Julho Amarelo. Ao longo de todo o mês, são realizadas ações educativas nas unidades de saúde de Salvador, visando sensibilizar os usuários, com a distribuição de informativos e preservativos interno e externo, bem como realização de palestras, além do incentivo para a vacinação e testagem. 

A hepatite é uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. 

As mais comuns no Brasil são as hepatites B e C, que são transmitidas através do sangue, o que pode acontecer durante o parto ou com compartilhamento de objetos perfurocortantes, e também pelo contato com secreções corporais, isso inclui relações sexuais sem preservativo. O tipo A da doença também tem um número considerável de casos no país, e pode ser contraída por meio fecal-oral (contato de fezes com a boca). A doença tem grande relação com alimentos ou água inseguros, baixos níveis de saneamento básico e de higiene pessoal. 

Vacinas – As 160 salas de vacinação da rede disponibilizam o imunizante para a hepatite B, que está disponível para todas as faixas etárias. Já a dose contra hepatite A está no calendário aos 15 meses, mas pode ser feito até 4 anos 11 meses e 29 dias (não vacinados) e grupos especiais conforme definido pelo Ministério da Saúde. 

Testagem – A testagem rápida com diagnóstico para hepatites virais pode ser realizada nos Multicentros de Saúde de Salvador e nas unidades básicas de saúde da rede municipal, com resultado em até 30 minutos. Os exames estão disponíveis de segunda a sexta-feira, exceto aos feriados, das 8h às 17h, por demanda espontânea e ordem de chegada. O procedimento é simples, realizado com sigilo e discrição do paciente e muito importante para quebrar a cadeia de transmissão do vírus. 

Assistência integral – Os pacientes com o resultado positivo realizam novos exames confirmatórios e são encaminhados para os ambulatórios especializados na assistência integral a pessoa com o diagnóstico de hepatite. Os ambulatórios ficam dentro dos Multicentros Carlos Gomes e Vale das Pedrinhas, que oferecem ainda atendimento médico multidisciplinar e medicamentos para o tratamento.  

O Serviço Municipal de Assistência Especializada (Semae), no Multicentro Liberdade, também acolhe as pessoas com o agravo. Cerca de dois mil pacientes são atendidas nas unidades especializadas. 

Número – De acordo com o Ministério da Saúde, de 2000 a 2021, foram notificados 718.651 casos confirmados de hepatites virais no Brasil. Destes, 168.175 (23,4%) são referentes aos casos de hepatite A, 264.640 (36,8%) aos de hepatite B, 279.872 (38,9%) aos de hepatite C e 4.259 (0,6%) aos de hepatite D.  

Os óbitos por hepatite C são a maior causa de morte entre as hepatites virais. De 2000 a 2020, foram identificados 62.611 óbitos (76,2% do total de óbitos por hepatites virais).  

As hepatites B e C são as principais causas de doença hepática crônica, cirrose hepática e carcinoma hepatocelular (câncer). Dessa forma, a carga de doenças resultante das hepatites virais representa uma questão importante para o Sistema Único de Saúde (SUS). 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite sabe que tem o vírus. O órgão global projeta ainda que cerca de 400 milhões de indivíduos estejam infectados pelos vírus das tipologias B e C em todo o mundo. Nesse sentido, o incentivo ao diagnóstico precoce é fundamental para parar a cadeia de transmissão da patologia.  

Fonte: SECOM PMS
Foto: Jefferson Peixoto

Related posts

Testagem de ISTs agrada público no São João da Bahia, no Parque de Exposições

Fulvio Bahia

Com 150 novos veículos, Governo do Estado reforça frota da saúde dos municípios baianos 

Fulvio Bahia

Feira de Santana: Prefeitura distribuiu 45 mil litros de leite para famílias carentes só nos primeiros dias de 2024

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais