Reconhecimento facial com base nos dados da Justiça Eleitoral ajuda usuário do Gov.br a alcançar selo nível ouro e ter acesso à declaração pré-preenchida
Eleitoras e eleitores que têm a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral (JE) e são usuários das contas Gov.br podem habilitar-se para conseguir o acesso ao nível ouro e, com isso, preencher a declaração de Imposto de Renda de forma mais fácil. O reconhecimento facial com base nos dados da JE é um dos fatores utilizados para alcançar o nível máximo de segurança da conta.
Quem tem acesso aos níveis ouro e prata pode optar pela declaração pré-preechida, que possibilita o início do processo com os diversos campos automaticamente preenchidos pelo sistema. Os contribuintes que escolherem essa opção também têm prioridade na hora de receber a restituição.
Informações de rendimentos, deduções, bens, direitos, dívidas e ônus reais são importados da declaração do ano anterior, do carnê-leão e das declarações de terceiros, como fontes pagadoras, imobiliárias ou serviços médicos, por exemplo. A declaração de Imposto de Renda deve ser entregue até 31 de maio.
Biometria cadastrada
Nos sites do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também dos demais TREs, é possível conferir se a sua biometria já está cadastrada na JE.
Se você ainda não tem a biometria cadastrada na JE, não perca tempo e vá a qualquer uma das 165 zonas eleitorais (cartórios) e 18 Centrais de Atendimento ao Eleitor (CAEs) do estado, nos dias úteis, das 11h às 17h. O prazo para fazer a biometria vai até 8 de maio.
Para ter os dados biométricos coletados, é necessário apresentar documento oficial, como RG, além de comprovante de residência. Em caso de dúvidas, o Disque TRE-RJ funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 19h, no telefone (21) 3436-9000.
Fonte: TRE/RJ
Foto: Divulgação