Foi lançada, na noite desta quinta-feira (6), a programação da 1ª edição da Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS). Com o intuito de promover incentivo à leitura com mesas temáticas, rodas de conversa, palestras, espetáculos e performances, a FELIS vai reunir escritores e leitores de todas as idades.
Entre os dias 20 a 23 de julho, a cidade de Serrinha será palco de Conversas Literárias, debates, contações de histórias e lançamentos de livros abordando variedade de gêneros literários. Destaque da programação é a participação da atriz e escritora Elisa Lucinda, Lívia Natália, Cássia Valle, Bárbara Carine, Emília Nuñez e Hamilton Borges.
Outro destaque da programação é a valorização da participação da comunidade local, destacando a participação dos estudantes das escolas da região, visando estimular o hábito da leitura entre os jovens e promover o acesso à cultura literária. A secretária Municipal de Educação, Maria Betânia, destacou a importância e a grandeza da FELIS. “Juntos proporcionaremos a maior visitação escolar pública, onde nossos alunos encontrarão um espaço para sonhar, desenhar novos futuros, imaginar com criatividade e ser protagonista do próprio evento”.
Com diversas atividades, a FELIS oferece diversos espaços para todos os públicos. A Praça Astrogilda Guimarães – Morena Bela vai receber a Tenda Maria Firmina, Feira Livre, Feira Inclusiva, Palco Música, Exposições de Artes Plásticas, o espaço Editora LDM, do Espaço Maria Felipa, no Colégio Estadual Rubem Nogueira, além do espaço infantil Felisinha Lydia Hortélio. A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) é uma iniciativa do Núcleo de Arte, Cultura e Comunicação na Comunidade (NACOM) e Pensar Serrinha 150 Anos.
Com o tema “Bicentenário da Independência – Caminhos da liberdade: o protagonismo feminino e popular e as liberdades contemporâneas”, a FELIS foi uma construção coletiva que produziram essa feira em torno do bicentenário destacando as personagens femininas. “A Feira surgiu do sonho de diversos agentes culturais e foi crescendo como uma ideia de construção coletiva”, afirmou Sandro Magalhães, coordenador geral juntamente com Judite Santana e Isabele Sanches e Alex Menezes.
Representando o Governo do Estado, através da Fundação Pedro Calmon (FPC), Denise Ramos destacou a importância das feiras literárias no estado. “O governo saiu de 6 feiras literárias em 2010, e hoje já temos mais de 50 eventos listados e mapeados, que pretendemos apoiar com este intuito de colocar a sociedade civil a pensar os eventos juntamente com os proponentes”.
Durante a apresentação da programação temática, o curador do evento Ricardo Ishmael reforçou o desafio de pensar mesas e garantir os múltiplos protagonismos. “Foi bastante desafiador criar uma programação que seja ampla, diversa, plural e que abrace a temática da Feira”. Na abertura oficial Jessica Senra, Isabelle Sanches e Maria Eduarda Martins conversam sobre “A Independência é Feminina”. Na sexta-feira, “O Protagonismo Negro na Literatura Baiana” com Lívia Natália e Jussara Oliveira de Souza. Para fechar a programação Elisa Lucinda, Obdália Santana e Stefanye Menezes participam da mesa “Escrever para Entender as Coisas: o Pensamento de Elisa”.
A Feira Literária Internacional de Serrinha (FELIS) conta com o apoio do Governo do Estado através da Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura e Secretaria de Educação do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Serrinha e do Sebrae.
Confira a programação temática:
20/07 – QUINTA-FEIRA
06h – ALVORADA DE FOGOS
15h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “Infância, família e diversidade” com Deko Lipe. Local: Felisinha Lydia Hortélio (Praça Astrogilda Guimarães – Morena Bela.
18h – Exibição de Documentário – “Bicentenário da Independência – Heróis e Heroínas da Liberdade” – TV Bahia. Local: Espaço Maria Felipa (Colégio Estadual Rubem Nogueira) .
19h00 – ABERTURA OFICIAL – “A Independência é Feminina”: Conversa Literária com Jessica Senra, Isabelle Sanches e Maria Eduarda Martins. Local: Espaço Maria Felipa.
21/07 – SEXTA-FEIRA
09h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “A Saia que Conta e Canta: Maria Felipa, Força e Poesia” com Márcia Mendes e Mediação de Raiane Cordeiro. Local: Felisinha Lydia Hortélio.
15h30 – “As contribuições das Mestras da Tradição Oral para os contadores de histórias contemporâneos” com Mario Omar e Mediação de Emílio Mascarenhas. Local: Felisinha Lydia Hortélio
09h30 – “O Protagonismo Negro na Literatura Baiana” com Lívia Natália e Mediação de Jussara Oliveira de Souza. Local: Espaço Maria Felipa.
15h30 – “Livros, Leituras, Escritas e Riscos. Os Novos Quilombos de Zumbi” com Hamilton Borges e de Mediação: Nilcley Santos. Local: Espaço Maria Felipa.
22/07 – SÁBADO
09h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “Themba, o Menino Rei” com Marcos Cajé e Mediação de Sirley Lima Barreto. Local: Felisinha Lydia Hortélio.
15h30 – “Novas Narrativas para o Público Infantil” com Cássia Valle e Mediação de Gilmara Freitas. Local: Felisinha Lydia Hortélio.
09h30 – “Maria Felipa de Oliveira: sua Importância na Educação Escolar” com Bárbara Carine e Mediação: Jivaldo Oliveira. Local: Espaço Maria Felipa.
15h30 – “Literatura como Construção de uma Nação” com Marcus Vinícius Rodrigues e Mediação de Adriano Eyson Rego. Local: Espaço Maria Felipa.
23/07 – DOMINGO
09h30 – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – “A Menina da Cabeça Quadrada” com Emília Nuñez e Mediação de Nadja Nunes. Local: Felisinha Lydia Hortélio.
09h30 – “Representação e Representatividade nas Páginas dos Livros e na Tela da TV” com Luana Souza e Mediação: Cleuza Juriti. Local: Espaço Maria Felipa.
11h – ENCERRAMENTO – “Escrever para Entender as Coisas: o Pensamento de Elisa” Conversa Literária com Elisa Lucinda, Obdália Santana e Stefanye Menezes. Local: Espaço Maria Felipa.
Fonte: SECOM GOVBA
Foto: Divulgação