Assumindo o compromisso com o futuro do agronegócio baiano e a preservação do meio ambiente, o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), lançou na manhã da última terça-feira (11), durante a Bahia Farm Show, a segunda etapa do “Plano ABC+Bahia”. A iniciativa, que tem vigência até 2030, visa impulsionar o desenvolvimento sustentável da agropecuária local, priorizando a mitigação das emissões de gases de efeito estufa e a adaptação às mudanças climáticas. A publicação, que traz as metas e tecnologias disponíveis aos produtores, pode ser acessado no site da Seagri (https://abrir.link/qgAaI).
O plano, também conhecido como “Plano Setorial para Adaptação à Mudança do Clima e Baixa Emissão de Carbono na Agropecuária, com vistas ao Desenvolvimento Sustentável, Plano de Agricultura de Baixo Carbono”, entre os principais pilares do plano estão a adoção de tecnologias para produção em sistemas integrados, recuperação de áreas degradadas, capacitação técnica e ampliação do acesso ao crédito para os agricultores.
O governador Jerônimo Rodrigues destacou a importância do plano, afirmando que “O Plano ABC+ Bahia é um passo importante para estimular nossos produtores para que sejam ainda mais responsáveis com o uso dos recursos naturais disponíveis, produzindo renda, empregos e preservando o meio ambiente. Ele reforça nosso compromisso com o futuro, alinhando a produção agrícola com a preservação”.
A iniciativa, com vigência até 2030, é uma continuação das metas implementadas em 2020 para a agricultura de baixo carbono, sendo também uma extensão do plano nacional. Com o objetivo de reduzir significativamente a emissão de carbono até 2030, a Bahia assume um papel de destaque nesse processo, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas.
O secretário da agricultura da Bahia, Wallison Tum, ressaltou a importância da construção coletiva do Plano ABC+ Bahia, que foi elaborado por um grupo com 25 entidades, sob supervisão da Seagri, e frisou que os produtores baianos já adotam práticas sustentáveis. “O Plano ABC+ Bahia é resultado da união de esforços. Ele vem para reforçar as medidas sustentáveis já adotadas pelos nossos produtores e mostra o compromisso do nosso estado com uma agricultura que emita cada vez menos carboso”, disse Tum.
Com a coordenação da Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), o projeto conta com a participação de 25 instituições, incluindo universidades e institutos federais, responsáveis pela gestão, execução e monitoramento do Plano ABC + Bahia.
Fonte: Ascom/Seagri
Foto: Feijão Almeida