O livro “Mídia, Colonialismo e Imperialismo Cultural”, de autoria de Richard Santos, será lançado na terça-feira (12), a partir das 17h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. A obra é um lançamento do selo Pensamento Negro Contemporâneo em parceria com a Editora Telha.
Richard Santos, jornalista, escritor, rapper e doutor em Ciências Sociais, retrata em seu livro como a televisão brasileira, sua conduta, estética e branquitude contribuíram na formação do imaginário nacional, em grande parte por copiar e reproduzir o modelo de TV praticado nos Estados Unidos.
Em seu novo trabalho, o autor analisa como a hipótese da criação de um discurso emancipatório e contra-hegemônico, em relação às políticas de mercado e da indústria cultural, poderiam alterar a situação da TV pública nacional, que tem papel de ajudar na formação cultural do público que a assiste.
A mesa do evento contará com a participação do presidente da Comissão de Cultura, o vereador Sílvio Humberto (PSB), da secretária estadual da Promoção da Igualdade Racial do Estado da Bahia – Sepromi, Ângela Guimarães, e do autor da obra.
Fonte: ASCOM CMS
Foto: Divulgação