Ação SocialMunicípiosSaúde

Lauro de Freitas: Após aquisição de equipamentos, município zera fila para atendimento de canal

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Lauro de Freitas zerou a fila de espera para tratamento endodôntico, também conhecido como canal. A boa notícia foi possível graças à aquisição de dois motores endodônticos que modernizaram o tratamento saindo do sistema manual para automatizado. No período de janeiro de 2022 a junho de 2023, mais de 460 pacientes tiveram o tratamento de canal concluído no equipamento.

Em busca do sorriso renovado, a cozinheira Jucilene Melo, buscou auxílio no CEO. Ela, que é moradora da Itinga e acompanhada pela Unidade de Saúde da Família (USF) Parque São Paulo, onde recebeu os encaminhamentos, não vê a hora de voltar a sorrir sem receio. “Eu fiquei muito tempo sentindo dores e deixando sempre esse tratamento para depois. Só agora pude me dedicar e cuidar de mim, creio que essa fase ficará para trás”, disse.

 A dentista técnica do CEO, Eduarda Almeida, explica que a aquisição dos aparelhos foi um grande passo. “O resultado foi o avanço significativo para a saúde bucal em Lauro de Freitas. Os resultados positivos foram conquistados e com isso, nesse mês de julho de 2023, zeramos a lista de espera para tratamento de canal e consequentemente, o fim da demanda reprimida, que teve um aumento pós pandemia”, explicou.

De acordo com o especialista em endodontia, Tauan Miguez, a automatização do tratamento trouxe mais economia de tempo e qualidade do preparo dos canais, tornando o procedimento rápido, eficiente e muito seguro, minimizando a ocorrência de erros. “O canal salva o dente e isso influencia em tudo, inclusive dores nas articulações. As pessoas as vezes tem medo de fazer o tratamento, mas hoje em dia é rápido e a tecnologia isenta as dores. O importante é ter um sorriso saudável e bonito”, frisou.

Localizado na rua Novo Horizonte, na Itinga, o fluxograma de atendimento do CEO acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. A unidade oferece tratamento para pacientes com deficiência, estomatologia, periodontia, odontopediatria, endodontia, prótese, cirurgia, ortodontia. “A nossa demanda é de pacientes encaminhados pelas USFs. Nos postos de saúde eles recebem os primeiros atendimentos e diagnósticos. Quando há necessidade de tratamento especializado, os pacientes são encaminhados para o CEO”, informa Eduarda.

Fonte: ASCOM PMLF

Foto: Raphael Muller

Related posts

Prefeitos baianos ligam o alerta com pressão de gastos previdenciários sobre as contas municipais

Fulvio Bahia

Lula sanciona Lei que mantém coeficientes do FPM de municípios com redução populacional

Fulvio Bahia

Substituição da gotinha na prevenção à pólio aumentará proteção

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais