Municípios

Lauro de Freitas: Concurso de Bandas e Fanfarras atrai grande público para o Centro da cidade

A alegria tomou conta de quem foi participar ou assistir a mais uma edição do Campeonato Intermunicipal de Bandas e Fanfarras realizado no último domingo (29), no final de linha do Centro de Lauro de Freitas. Ao todo, 17 grupos deram o tom e o colorido a festa que atraiu grande público para esse encontro tradicional no município.

As fanfarras que participaram da competição, que está na 15º edição, foram avaliadas em categorias. A grande vencedora foi a Fanfarra da Escola Municipal Gilberto Alves (FAMEG) de Catu. A equipe obteve a maior pontuação na soma de todas as categorias. Das arquibancadas, o público conferiu de perto todos os detalhes das coreografias das balizas e balizadores, e a harmonia dos grupos. “Eu venho assistir todos os anos, para mim é fantástico o figurino, a música e a dança, tudo encanta”, disse a professora, Eliete Ramos.

O concurso é organizado pela Associação Cultural de Bandas, Fanfarras e Filarmônicas da Bahia (ACBFFB) e em Lauro de Freitas recebe o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT). O gestor da pasta, André Pereira, enfatiza a importância do incentivo às fanfarras no município. “Esses grupos que emergem das escolas são formadores de profissionais, músicos para toda a vida e tem uma importância social muito grande. Depois de um período que ficamos sem apresentações, por conta da COVID, estamos retomando com força total e com ideias para fortalecer ainda mais essa cultura”, disse.

O encerramento ficou por conta da anfitriã da festa, a Fanfarra Renovação da Bahia, do Colégio Estadual Bartolomeu de Gusmão, que emocionou o público, que só arredou o pé quando o concurso acabou. “Nós ensaiamos muito para esses momentos, nos dedicamos três vezes por semana depois das aulas para fazer bonito aqui. E é um orgulho muito grande se apresentar para nossa cidade, aqui na plateia tem nossos pais, tios e primos e isso dá uma sensação ainda maior de felicidade “, conta Stefany Rocha, que toca trombone na Renovação da Bahia.


Fonte: SECOM PMLF
Foto: Raphael Muller

Related posts

Atendimentos ambulatoriais do Hospital Estadual Costa das Baleias ampliam acesso à saúde no Extremo Sul

Fulvio Bahia

Lauro de Freitas: No Dia Mundial da Limpeza, voluntários se unem para retirar microlixo da Praia de Vilas do Atlântico

Fulvio Bahia

Juazeiro: Portal EducaJuá está ativo e viabiliza monitoramento por módulos e agilidade no processamento dos dados educacionais da rede

Fulvio Bahia

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Nós assumimos que você concorda com isso, mas você pode desistir caso deseje. Aceitar Leia Mais